#6 - A ECONOMIA NO FILHO
A ECONOMIA NO FILHO
O segundo passo para introduzir Deus no homem é por meio da segunda pessoa da Trindade, o Filho de Deus. Para entender o segundo estágio da economia de Deus, precisamos saber o que é Cristo. Quais são os elementos que compõem Cristo? Quais são os ingredientes combinados que constituem Cristo? Há sete elementos básicos que compõem essa pessoa maravilhosa, seis dos quais foram acrescentados através de Sua história. Primeiro, Cristo é a corporificação divina de Deus. Esse primeiro elemento de Cristo é a essência e natureza de Deus.
O segundo elemento, Sua encarnação, é o mesclar de Sua natureza divina com a natureza humana. Mediante Sua encarnação, Ele introduziu Deus no homem e mesclou a essência divina de Deus com a humanidade. Em Cristo não há somente Deus, mas também o homem.
O terceiro elemento acrescentado às Suas naturezas divina e humana foi Seu viver humano. Esse homem-Deus (Cristo) glorioso viveu na terra por trinta e três anos e meio e experimentou todas as coisas comuns que fazem parte da vida humana diária. O Evangelho de João, que enfatiza que Jesus Cristo é o Filho de Deus, também nos diz que Ele ficou cansado, teve fome, sede e que chorou. Seus sofrimentos humanos também fizeram parte de Sua vida diária, que incluiu muitos transtornos, problemas, provações e perseguições terrenas.
Sua experiência de morte é o quarto elemento. Jesus Cristo entrou na morte. Mas não só entrou na morte; Ele atravessou a morte. Isso produziu uma morte muito eficaz. A morte de Adão é terrível e caótica, mas a morte de Cristo é maravilhosa e eficaz. A morte de Adão nos escravizou à morte, enquanto a morte de Cristo nos libertou da morte. Embora a queda de Adão tenha trazido muitos elementos malignos para dentro de nós, a morte eficaz de Cristo é o poder aniquilador em nós para exterminar todos os elementos da natureza de Adão. Portanto, em Cristo há a natureza divina, a natureza humana, a vida humana diária com seus sofrimentos e também a eficácia da Sua morte. Mas ainda há três elementos adicionais em Cristo.
O quinto elemento em Cristo é Sua ressurreição. Após Sua ressurreição, Cristo não se despiu de Sua humanidade para tornar-se novamente apenas Deus. Cristo ainda é um homem. E, como homem, Ele tem o elemento adicional da vida de ressurreição mesclado com Sua humanidade.
O sexto elemento em Cristo é Sua ascensão. Por meio de Sua ascensão aos céus, Ele transcendeu todos os inimigos, principados, poderes, domínios e autoridades. Todos estão debaixo dos Seus pés. Portanto, o poder transcendente de Sua ascensão está mesclado com Ele.
Finalmente, o sétimo elemento em Cristo é Sua entronização. Cristo, o homem com a natureza divina, é entronizado no terceiro céu como o Cabeça exaltado de todo o universo. Ele está nos céus como o Senhor dos senhores e Rei dos reis.
Precisamos nos lembrar, portanto, dos sete elementos maravilhosos que estão em Cristo: a natureza divina, a natureza humana, a vida humana diária com seus sofrimentos terrenos, a eficácia de Sua morte, o poder da ressurreição, o poder transcendente da ascensão e a entronização. Todos esses elementos estão mesclados nesse Cristo maravilhoso.
Jesus é o Senhor!