12 - GLORIAR-SE NAS FRAQUEZAS.
Em 2° Coríntios 12:9 é dito: "Então, Ele me disse: A minha Graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo". Vocês podem ver isso? A fraqueza não é algo pelo qual devamos lamentar-nos ou chorar. A fraqueza é algo para gloriar-nos. Você talvez tenha dito: "Agradeço ao Senhor e O louvo por ter-me feito vencer". Mas alguma vez você disse: "Agradeço ao Senhor e O louvo por ter permitido que fracassasse miseravelmente"? Você louva ao Senhor e dá-Lhe graças por dar a você paciência; mas alguma vez O agradeceu e O louvou pelo seu gênio incontrolável? Você já chegou a dar-Lhe graças e louvá-Lo pelo seu orgulho? Já agradeceu-Lhe e louvou-O pela sua inveja? Já agradeceu-Lhe e louvou-O pela sua impureza interior e pelo seu pecado? Se você tem esses problemas, deve agradecer ao Senhor e louvá-Lo por isso. A primeira coisa que deve fazer é perceber que não pode superá-los. A segunda é desistir de tentar conseguir. E a terceira é louvar o Senhor e agradecer-Lhe pela sua total incapacidade. Aleluia! Não consigo fazer nada. Aleluia! não consigo fazer nada!
Porque Paulo disse: "De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas"? Paulo disse que considerava sua fraqueza motivo de gloriar-se. Ele disse isso porque sua fraqueza dava a Cristo a oportunidade de manifestar Seu poder e de que tal poder repousava sobre ele. O poder de Cristo não pode repousar sobre os que não têm fraquezas. Somente os que têm fraquezas chegam a experimentar o poder de Cristo que repousa sobre eles. Mais me gloriarei nas minhas fraquezas, porque minhas fraquezas dão ao Senhor a oportunidade de operar em mim e de manifestar Seu poder e mover-Se em mim.
Irmãos e irmãs, vocês tem algum pecado que nem sequer conseguem confessar? Há alguma coisa que não conseguem consagrar a Deus? Existe algum obstáculo que não conseguem tirar? Carecem de alguma Graça diante do Senhor? Que farão? Vão entristecer-se? Se é assim, então estão na mesma situação do jovem rico. Ele entristeceu-se e vocês também. Por fim, seguirão o mesmo caminho que ele. Ele se foi triste e vocês também. Mas não há algo pelo qual entristecer-se. O erro do jovem rico não foi perceber que lhe era impossível, e, sim, não ver o que é possível para Deus. O erro do jovem rico não estava na sua própria incapacidade, mas em não aplicar a capacidade de Deus. Não é pecado saber das nossas próprias fraquezas, mas pecado é não crer no poder de Deus. Não é pecado ser incapazes de ofertar dinheiro, mas pecado é não crer que Deus pode capacitar uma pessoa para isso. Não é pecado ter mau gênio, mas pecado é não crer que Deus possa ser nossa paciência. Não é pecado ter um pecado insuperável, mas pecado é não crer que Deus possa vencer tal pecado por alguém.
É um fato glorioso que um homem compreenda que é inútil. O propósito do Senhor era mostrar ao jovem rico sua incapacidade. Porém quando o jovem voltou para casa, não estava contente, mas triste. Uma vez que o Senhor mostra que você não pode fazer nada, imediatamente revela que Deus pode fazer algo. O Senhor não lhe mostra sua incapacidade para desanimá-lo, mas para que creia que Ele tem uma excelente oportunidade para trabalhar em você. Você deve dizer-lhe: "Senhor, não posso fazer nada e tampouco quero tentar. Agradeço-Te e louvo-Te porque não posso fazer nada". Uma vez que uma pessoa compreenda que não pode fazer nada e que é totalmente incapaz, e quando vir que somente o Senhor pode fazer algo, dará Graças ao Senhor e O louvará. Então entenderá que é muito natural dar Graças ao Senhor e louvá-Lo. É possível que antes se tenha lamentado pelas suas fraquezas ou tenha derramado lágrimas pelos seus pecados. Mas hoje pode gloriar-se e dar louvores. Você pode dizer: "Senhor, agradeço-Te porque não posso fazer nada. Agradeço-Te porque não tenho possibilidade de vencer. Sou incapaz. Regozijo-me porque estou incapacitado. Regozijo-me porque não posso fazer nada. Somente Tu podes fazer tudo". Se você fizer isso, vencerá.
Livro: "A Vida Que Vence" - (Watchman Nee)
Jesus Cristo é o Senhor!