17 - NÃO SOMOS CAPAZES DE CONSEGUIR NADA.
Hoje todos os aqui presentes entendem o que é a cruz. Sabemos que quando foi crucificado o Senhor não só tirou nossos pecados, mas também crucificou nossa pessoa. Já conhecemos o ensinamento de Romanos capítulo 6. Sabemos que quando o Senhor morreu na cruz, não apenas levou nossos pecados, mas também crucificou Consigo nosso velho homem. Sabemos que o problema do pecado foi resolvido e nós mesmos fomos crucificados juntamente com Ele. Temos prestado muita atenção a essa verdade por muitos anos. Embora seja verdade que fomos crucificados com Cristo, por que essa verdade não tem tido muito efeito em nós? Certamente o Senhor foi cravado na cruz, mas por que ainda não estamos mortos pra nós mesmos, mortos pra nossa vida da alma? O Senhor levou-me à cruz, porém eu ainda continuo sendo eu. Ainda continuo amarrado, ainda sou fraco, continuo caindo e careço de poder. A Bíblia diz que fui crucificado com Cristo, mas por que me falta tanto poder? Muitos cristãos continuam esforçando-se e trabalhando, esperando que no fim da carreira vencerão. Contudo a vitória parece estar tão distante deles.
Irmãos e irmãs, precisamos perceber que uma coisa é o Senhor Jesus realizar a salvação e outra muito distinta é recebermos essa salvação. Uma coisa é preparar a comida, mas outra coisa é comê-la. Uma coisa é que o Senhor faça algo por nós, mas outra coisa é que recebamos o que Ele fez. Paulo nos ensinou que precisamos receber a morte do Senhor. Romanos capítulo 6 nos mostra que cada um de nós está morto. Aleluia! Todos estamos mortos! Contudo, Romanos capítulo 7 nos mostra que embora cada cristão deva estar morto, na realidade ainda continua vivo.
Se deveríamos estar mortos, por que ainda estamos vivos? Romanos capítulo 6 nos mostra a verdade objetiva, enquanto Romanos capítulo 7 nos mostra a experiência subjetiva. Romanos capítulo 6 apresenta o fato, e Romanos capítulo 7, a experiência. Atualmente, há muitos cristãos que conhecem o significado de Romanos capítulo 6, onde nos é dito que nosso velho homem foi crucificado com Cristo. Já sabem que não devem continuar escravos do pecado, estão livres da escravidão da lei e diariamente devem dar-se por mortos para o pecado. Embora saibam tudo isso, nada funciona para eles. O ensinamento continua sendo ensinamento, e eles ainda continuam sendo os mesmos. O ensinamento nos mostra que fomos crucificados com Cristo, mas nós dizemos que ainda estamos vivos. O ensinamento nos diz que fomos libertados do pecado, mas nós dizemos que o pecado ainda está em nós. O ensinamento nos diz que fomos libertados da escravidão da lei, mas nós dizemos que ainda estamos debaixo da lei. Qual é o problema?
Romanos capítulo 7 nos fala de um fato grandioso: o homem não está de acordo com o que Deus fez; não está disposto a aceitar o juízo de Deus. Irmãos e irmãs, por que Deus nos colocou na cruz? Porque sabe que não podemos fazer nada e porque somos absolutamente inúteis. É impossível que possamos melhorar-nos, corrigir-nos ou ter algum progresso. Somos completamente inúteis. Não temos esperança senão ser crucificados. Uma vez dei uns tapinhas no ombro do irmão Tsong-jie Hsu e lhe disse: "Tsong-jie Hsu é completamente corrupto. Se houvesse alguma esperança em castigá-lo, o castigaríamos; se houvesse esperança em colocá-lo numa prisão, o aprisionaríamos. Mas é inútil castigá-lo ou aprisioná-lo. Não há esperança nele. A única coisa que podemos fazer com ele é executá-lo. Tsong-jie Hsu é totalmente corrupto e não há esperança. A única coisa a fazer com ele é crucificá-lo". Você e eu somos tão corruptos como o irmão Tsong-jie Hsu; por essa causa só merecemos ser crucificados.
A cruz não é outra coisa senão a avaliação de nós mesmos. Ela nos avalia e determina que só merecemos morrer. De acordo com a avaliação que Deus faz de nós, a única coisa que merecemos é a morte. A avaliação que Deus faz de mim é que devo morrer. Se entendemos que a cruz é o relatório da avaliação que se faz de nós, que somos absolutamente inúteis e que nem sequer podemos ter pensamentos retos, estaremos de acordo que não merecemos outra coisa senão a morte. Deus diz que só merecemos morrer e que somos completamente inúteis. Mas será que continuaremos tentando produzir algo bom por nós mesmos?
Recentemente o governo chinês anunciou uma nova lei de proibição ao consumo do ópio. Todos os que se submeterem a um tratamento obrigatório e ainda continuarem consumindo ópio, serão executados. Suponha que uma pessoa consuma ópio por muito tempo e, depois de submeter-se ao tratamento obrigatório, tenha uma recaída. Quando o governo souber disso, essa pessoa será executada. Que acha que essa pessoa fará? Já que sabe que vai ser executada, tentará por acaso encontrar um médico em Xangai que lhe aplique algumas injeções para deixar o vício, mesmo sabendo que vai morrer no dia seguinte? Isso não teria sentido. Um criminoso condenado à morte já não pensa em melhorar nem tem necessidade de progredir. A única coisa que espera é a morte. Deus diz que a única coisa que merecemos é morrer e que não há possibilidade alguma de melhorar-nos ou corrigir-nos. Não podemos ter mais progresso. A decisão final de Deus é que devemos morrer. Merecemos apenas morrer.
Pensamos que antes de ser salvos não podíamos melhorar-nos nem corrigir-nos nem progredir por conta própria e que devíamos abandonar o passado. Mas agora que somos salvos, cremos que precisamos tentar melhorar-nos, corrigir-nos e progredir por nós mesmos a fim de agradar a Deus. É assim que, depois de salvos, decidimos ser bons. Irmãos e irmãs, quantas vezes tomamos a decisão de ser bons? Quantas vezes temos tido êxito em tornar-nos bons? Temos feito muitas promessas espirituais a Deus. Temos dito a Ele que obedeceremos a isso e àquilo que Ele nos tenha dito. Temos prometido ao Senhor que levantaremos cedo e que seremos fervorosos o dia todo. No entanto, apesar de todas as promessas, quanto temos conseguido?
Uma irmã do ocidente disse que havia prometido a Deus mais de trinta coisas, mas não havia conseguido cumprir nenhuma. Não temos aceitado a avaliação que Deus fez de nós. Não temos aceitado o juízo de Deus sobre nós. Embora tenhamos sido sentenciados à morte, ainda continuamos procurando um médico.
O que é a cruz? A cruz significa que Deus perdeu toda a esperança no homem! A cruz nos diz que Deus desistiu de ter esperança no homem! Que é a cruz? A cruz nos diz que Deus proclama: "Não posso melhorar o homem, nem corrigi-lo, nem fazer com que progrida. Somente posso cravá-lo na cruz". O que é estranho é que já conhecemos esse fato. Já sabemos que Deus nos considera um caso perdido e só merecemos ser crucificados. Mas ao mesmo tempo, continuamos pensando que não somos tão maus. Por isso continuamos tomando decisões todos os dias. Dizemos: "Deus, prometo a Ti que farei isso e aquilo. De agora em diante não perderei a paciência". Mas nenhuma dessas promessas tem resultado. Às vezes pensamos que nossas decisões não são suficientemente fortes e tentamos fazer o melhor da próxima vez. Tomamos mais resoluções, e depois de perdermos a paciência fazemos votos de não perdê-la da próxima vez. Mas ao nos deparar com o fato de que ainda conservamos o mau gênio, tomamos uma terceira decisão. Era assim que Paulo vivia: "Pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo" (Rm 7:18). Ele sempre estava tomando decisões e em seguida falhando; voltava a tomar decisões e tornava a cair. Essa não era somente a vida de Paulo, mas hoje continua sendo a experiência comum de muitos de nós. Irmãos e irmãs, acaso já cessamos de tomar nossas próprias determinações? Deus diz que só merecemos morrer e que somos absolutamente inúteis. Ele disse que não há mais esperança em nós mesmos.
Que significa ser crucificado com Cristo? Significa que Deus perdeu toda a esperança em nós, e que nós também abandonamos toda a esperança em nós mesmos. O fato de Deus crucificar-nos com Cristo quer dizer que Ele não tem esperança em nós. O fato de dizermos: "Estou crucificado com Cristo", quer dizer que também não temos esperança alguma. Deus conhece nossa verdadeira condição; sabe que somos absolutamente inúteis e que não temos esperança em nós. Que significa estar crucificado com Cristo? Significa que abandonamos toda a esperança em nós e nos outros. Reconhecemos que nunca poderemos agradar a Deus. Deus não pode fazer outra coisa senão mortificar-nos. Não há esperança no homem carnal. A única coisa que nos resta é morrer. Somos somente dignos de morte.
Irmãos e irmãs, vocês têm algum doente em casa? Estive em cinco ou seis casas onde havia alguém doente: ou o esposo, ou a esposa ou os filhos. Quando a família perdia a esperança no doente, diziam-me: "Irmão Nee, se é a vontade de Deus, esperamos que ele ou ela se vá rapidamente". Por que diziam isso? Porque não tinham mais esperança. Quando perdiam toda a esperança, só desejavam que o doente morresse rapidamente. Agora, Deus lhe diz que você não tem esperança; só merece ser crucificado. Também seria bom se você pudesse dizer que não tem esperança em si e apenas resta ser crucificado.
Nosso problema é que conhecemos muito bem Romanos capítulo 6, mas ainda continuamos tomando decisões como a pessoa de Romanos capítulo 7. Ainda continuamos fazendo promessas a Deus e ainda pensamos que podemos servir para algo. Entendemos claramente Romanos capítulo 6, mas ainda nos comportamos conforme Romanos capítulo 7. Em Romanos capítulo 6 Deus disse a Paulo que ele era inútil; em Romanos capítulo 7, Paulo disse a si mesmo que era inútil. Irmãos e irmãs, Deus nos conhece muito bem. Ele abandonou toda a esperança em nós há muito tempo. Segundo Sua avaliação, não valemos nada. Ele já nos disse que somos inúteis. A pergunta agora é: Como avaliamos a nós mesmos? Se também abandonamos toda a esperança em nós e declaramos que somos inúteis, imediatamente experimentamos libertação. Deus permite que percamos a paciência, que sejamos orgulhosos, invejosos e desonestos. Permite que o pecado nos vire de cabeça para baixo. Essa é Sua maneira de nos falar que não somos capazes de nada. Mas como reagimos? Pensamos que nossa primeira decisão não foi suficientemente firme e que temos de tomar uma decisão ainda mais firme. Achamos que isso talvez funcione na segunda vez. Mas não produz resultados. É assim que experimentamos Romanos capítulo 7. Romanos capítulo 6 é meramente o ensinamento, enquanto Romanos capítulo 7 nos conduz à realidade de Romanos capítulo 6.
Se alguém aqui dissesse que sou desesperadamente corrupto, eu gritaria: "Aleluia! Eu, Watchman Nee, sou desesperadamente corrupto". Aleluia! Paulo não podia fazer nada por si mesmo. Ele sofreu durante anos. Só merecia ser crucificado. Hoje, se você declara que não serve para nada, experimentará libertação imediatamente. Os que tentam ser bons nunca serão salvos. Do mesmo modo, os que decidem ser bons cristãos, nunca vencerão. Irmãos e irmãs, a cruz de Deus não cometeu nenhum erro ao julgá-los. Há algo que me agrada fazer todos os dias: gosto muito de declarar que eu era inútil ontem, que sou inútil hoje e que serei inútil amanhã. Serei inútil sempre.
Deus quer que aceitemos a avaliação da cruz a nosso respeito porque ao fazê-lo aceitamos ao Senhor como nossa santificação, perfeição e vitória. Se ainda nutrimos alguma esperança e conservamos ainda que seja um pouquinho de fé em nós mesmos, Deus terá de continuar trabalhando em nós. Ele não cessará Sua obra em nós até que abandonemos completamente toda a esperança em nós mesmos. Deus tem de levar-nos ao ponto em que já não tenhamos esperança em nós mesmos. Ele faz isso para que aceitemos a cruz. Ele nos leva a esse ponto porque deseja que compreendamos que somos totalmente incapazes em nós mesmos. Ele deseja que reconheçamos isso.
Embora muitas pessoas sejam conscientes de que não podem fazer nada por conta própria, ainda assim não venceram. Por que isso acontece? Porque Deus também requer que cumpramos outra condição. Veremos nas próximas mensagens.
Livro: "A Vida Que Vence" - (Watchman Nee).
Jesus Cristo é o Senhor!