18 - DESISTIR DE NÓS MESMOS E NOS RENDER AO SENHOR.
Para experimentar a vida que vence há duas condições muito importantes relacionadas com a questão de render-nos. A primeira é reconhecer a avaliação de Deus de que não somos capazes em nós mesmos. A segunda é que não devemos tentar ser capazes. Devemos abandonar por completo toda a esperança em nós mesmos. Certa vez um irmão me disse que não conseguia crer. Disse-lhe que devia parar de tentar crer. Ele disse: "Que tipo de ensinamento é esse?" Eu respondi: "Tudo o que você precisa fazer é dizer a Deus que não consegue crer. Deus espera que admita que não consegue crer".
Que significa estar crucificado com Cristo? Significa que a partir de agora já não sou responsável pela minha vitória nem pelo meu fracasso. Todos os meus assuntos estão nas mãos de Cristo. Suponha que uma irmã lhe sirva uma xícara de chá e quando você vai pegar a xícara, ela não a solta. Por um lado você tenta pegar a xícara, mas por outro ela continua segurando-a. Embora diga que lhe está servindo o chá, não quer soltar a xícara. A não ser que ela a solte, você não poderá tomar o chá.
Que significa estar crucificado com Cristo? O primeiro significado é abrir mão. O segundo é não tentar tomar o controle. Você deve dizer a Deus: "De agora em diante ofereço-Te meu ser. A partir de agora a vitória é da Tua conta, e a paciência também".
Uma vez certo irmão perguntou o que significava ser vitorioso. Disse-lhe que ser vitorioso é renunciar, e renunciar é expirar. Significa que a vitória já não é sua responsabilidade.
Em certa ocasião, quando encontrei-me com uma irmã, disse-lhe: "Você só precisa fazer uma coisa. Apenas diga a Deus que de agora em diante você não pode fazer nada nem é responsável por coisa alguma".
Não podemos evitar irar-nos, nem conseguimos reprimir-nos nem render-nos. De agora em diante devemos desistir e não mais nos preocupar nem cuidar de coisa alguma. Quando nos achegamos a Deus, com freqüência Lhe dizemos que não conseguimos fazer determinada coisa ou que não conseguimos fazer nada. Porém, quando saímos de Sua presença, voltamos a pegar as coisas nas mãos. Irmãos e irmãs, tudo o que levamos a Deus quando vamos diante Dele, deve ficar com Ele quando deixamos Sua presença. Os que sabem deixar as coisas por conta de Deus experimentarão libertação.
Em certa ocasião, levei um manuscrito a uma irmã e lhe pedi que o passasse a limpo. Mas, ao sair, por equívoco, levei o manuscrito comigo. Apesar de ela ter disposição de datilografá-lo, não poderia fazê-lo. É assim que oramos hoje. Dizemos com os lábios: "Deus, por favor, ajuda-me". Mas depois de orar pegamos tudo novamente nas mãos.
Portanto, o mais importante é abandonar tudo. Precisamos dizer: "Deus, não consigo vencer, não tenho intenção de vencer e tampouco tentarei vencer". Isso é estar crucificado com Cristo. Quão maravilhoso! "Estou crucificado com Cristo!"
Quando você se levanta pela manhã, Satanás talvez lhe diga que você não é muito bom e que continua sendo o mesmo nesse ou naquele aspecto. Você pode entristecer-se por isso. Contudo, que fará? Deve dizer: "Faz tempo que sei que sou totalmente corrupto. Abandonei toda a esperança em mim mesmo. Não tenho intenção de progredir por esforços próprios". Se disser isso, imediatamente melhorará. Isso é maravilhoso! Não se trata de reforma, mas de substituição. Você tem de apegar-se aos fatos que Deus realizou. Se você tivesse alguma utilidade, Deus não o teria levado à cruz. Deus o cravou na cruz e o colocou em Cristo porque você é totalmente corrupto; portanto, deve abandonar tudo. Que deve fazer na prática? Deve dizer: "Deus, não consigo melhorar-me nem tenho a intenção de fazer isso. Senhor, de agora em diante estou acabado; não tentarei fazer nada e não tenho a intenção de fazer mais nada". Irmãos e irmãs, vocês se atrevem a abrir mão de tudo?
Já lhes contei a história do médico que fumava charutos. Ele tinha mais de setenta anos e vinha lutando com esse vício durante anos. Certo dia, numa reunião, começou a falar de sua luta com o fumo. Um jovem que conhecia o Senhor disse: "Em seu lugar, eu não lutaria". O homem de idade avançada lhe disse: "Se não consigo parar lutando, não seria mais difícil se não lutasse?" O jovem lhe respondeu: "Não! Em seu lugar, eu diria a Deus: 'Não consigo deixar de fumar; Tu tens de deixar o vício por mim'". Aquele senhor creu que as palavras do jovem tinham sentido e acatou-as. Então disse a Deus: "Não consigo deixar de fumar e não lutarei mais contra o vício. Senhor, deixo isso para Ti. Não voltarei a tentar exercer controle sobre isso. Por favor, deixa de fumar por mim". Todos os dias fumava de doze a vinte charutos e fazia isso há cinqüenta anos. Mas naquele dia rendeu-se e no dia seguinte disse aos outros que pela primeira vez havia acordado sem pensar em fumar.
Irmãos e irmãs, se vocês acham que conseguem ser santos, com certeza fracassarão. Se acham que conseguem ser perfeitos, sem dúvida alguma fracassarão. Se imaginam que conseguem ser pacientes, certamente fracassarão também. Deus nos vê sem qualquer possibilidade de conserto ou melhora. Você pode dizer junto com o apóstolo Paulo que está crucificado? Você é totalmente corrupto e inútil, e a única coisa que merece é ser cravado na cruz. Isso foi o que o apóstolo Paulo quis dizer. Quando estive em Pequim, perguntei a um irmão se ele se havia rendido. Ele disse: "Dou Graças ao Senhor e O louvo porque estou acabado". Este é um requisito básico: devemos ver, diante de Deus, que somos completamente inúteis e que não há como melhorar-nos nem nos corrigir. Tudo o que temos de fazer é dizer ao Senhor: "De agora em diante, entrego tudo a Ti. Faze tudo por mim".
Alguns irmãos reconhecem que não conseguem vencer. Reconhecem que estão acabados e foram crucificados com Cristo. Mas por que ainda não vencem? Por que continuam fracassando? Por que a vitória não é realidade para eles? Irmãos e irmãs, há outra palavra que não podemos esquecer. Veremos na próxima mensagem.
Livro: "A Vida Que Vence" - (Watchman Nee).
Jesus Cristo é o Senhor!