27 - PARA VENCER, TEMOS DE CRER.
Neste capítulo leremos apenas Gálatas 2:19-20 e Hebreus 11:1. Nas mensagens anteriores, vimos que a vida vencedora é simplesmente o próprio Cristo. Ela não consiste em melhora ou progresso que porventura tenhamos conseguido, nem se trata de esforço pessoal para ser como Cristo. A vitória é Cristo, que vive em nós. Em outras palavras, é Cristo que vence em nosso lugar. Ele morreu por nós na cruz a fim de nos salvar. Hoje vive em nós a fim de vencer por nós. Já vimos as condições para vencer. A primeira é render-se ao Senhor Jesus e a segunda, crer Nele. Cremos que o Filho de Deus vive em nós, e que de nós expressa Sua vitória. Nas mensagens anteriores, vimos o que significa render-se; vejamos agora o que significa crer. Temo que alguns já se tenham rendido, mas não são vitoriosos porque ainda não creram. Sendo assim, temos de nos lembrar que não podemos vencer sem crer, ainda que já nos tenhamos rendido. Render-se se relaciona com o aspecto negativo; mas ainda precisamos crer, que é o aspecto positivo. Se, por um lado, nos rendermos e, por outro, crermos, venceremos.
Certa vez um irmão de Chefoo foi a Xangai. Ele foi para casa contar aos outros que se havia rendido ao Senhor, mas ainda não havia vencido. Sentia-se tão mal como antes. Havia até se irritado no trabalho. Eu lhe disse que render-se não equivalia a vencer, porque se relaciona apenas com o aspecto negativo. Crer é de igual importância. Ele recebeu essa palavra, e finalmente conseguiu vencer. Na reunião passada, ele louvou a Deus e proclamou que pela primeira vez não tinha de que se gloriar e tudo provinha de Deus.
Irmão e irmãs, lembrem-se de que a condição para a vitória não é meramente render-se. Não vencemos meramente nos rendendo. Depois disso temos de crer de maneira específica. Uma vez que nos rendamos e creiamos, vencemos.
Qual foi a experiência de Paulo? Como conseguiu vencer? Primeiramente rendeu-se. Ele disse: "Estou crucificado com Cristo". Ele já havia provado o "já não sou eu quem vive", mas acrescentou: "E esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus". Isso significa que Paulo cria que Cristo vivia nele, e que o amava e Se entregara por ele.
Embora muitos já se tenham rendido, não conseguiram vencer pois não creram. Sem crer não há resultados. Vejamos o significado da fé, mas não detalhadamente. Apenas falarei o assunto brevemente. Darei ênfase especial à relação direta entre fé e vitória. Na próxima mensagem...
Livro: "A Vida Que Vence" - (Watchman Nee).
Jesus Cristo é o Senhor!