46 - CRESCIMENTO AO VER A VERDADE E RECEBER A GRAÇA.
Finalmente, consideremos o que significa crescimento. Concordamos que precisamos crescer após ter vencido. Alguns são demasiadamente orgulhosos: pensam que após ter vencido e ser santificados não há mais necessidade de prosseguir. Pode ser verdade que tenhamos vencido e sido santificados, mas temos de perceber que entrar numa experiência é o mesmo que passar por um portão. Se não passarmos pelo portão não poderemos andar no caminho. Só poderemos crescer após ter vencido. Devemos perceber que o homem tem livre arbítrio, é alguém racional e tem sentimentos. Quando vencemos, vencemos apenas os pecados que conhecemos. Não podemos vencer os pecados de que não estamos cientes. Essa é a razão pela qual precisamos de crescimento.
Qual é o pecado de que você está ciente? Suponha que tenha mau humor. Se verdadeiramente vence em Cristo, terá a paciência para vencer seu temperamento, e não pode crescer mais no que diz respeito à paciência. Sua paciência é definitiva porque vem de Cristo. É a mesma paciência que Cristo teve quando vivia na terra nos Seus trinta e três anos e meio. Se sua paciência não é falsa, se é a de Cristo, você não pode ser mais paciente, porque tem a paciência de Cristo.
Somente poderemos vencer os pecados de que estamos cientes. Há, entretanto, pecados de que não estamos cientes, e não estão incluídos em nossa experiência da vitória de Cristo. Conseqüentemente, precisamos de João 17:17, que diz: "Santifica-os na verdade". Por um lado, temos 1°Coríntios 1:30, que diz: "Mas vós sois Dele, em Cristo Jesus, o qual se nos tornou da parte de Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção". Por outro lado, temos João 17:17 que diz: "Santifica-os na verdade". Cristo nos santifica, e a verdade aumenta a medida da santificação. Há algum irmão que conhece toda a Bíblia desde o primeiro dia? Não; passamos a conhecê-la gradativamente. A verdade nos diz o que é certo e o que é errado. Por exemplo, dois anos atrás, poderíamos não saber que certa coisa fosse pecado; agora percebemos que é. Poderíamos não saber duas semanas atrás que algo fosse pecado, mas hoje percebemos que é pecado. Muitas coisas que anteriormente considerávamos boas e aprovávamos tornaram-se, por fim, pecado para nós.
Há uma diferença entre o passado e o presente porque quanto mais da verdade conhecemos, mais pecado descobrimos, e quanto mais pecado descobrirmos, mais precisaremos de Cristo como nossa vida. Quanto maior a nossa capacidade, mais precisamos de Cristo. Diariamente precisamos estudar a Palavra de Deus cuidadosamente a fim de ver o que é pecaminoso. Quanto mais vemos nossos pecados, mais dizemos ao Senhor: "Ó Deus, mostra-me que Cristo é minha vitória e meu suprimento nesses assuntos".
Irmãos e irmãs, se queremos crescer, a luz da verdade é indispensável. A luz da verdade revelará nossos erros e nos mostrará nossa vulnerabilidade. Uma vez que a luz da verdade expõe nossa condição, nossa capacidade será aumentada, e quanto mais nossa capacidade for aumentada, mais poderemos assimilar.
Gosto muito de 2°Pedro 3:18 que diz: "Antes, crescei na Graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo". Esse é um dos poucos lugares da Bíblia que fala sobre o crescimento. Crescemos na Graça. Que significa crescer na Graça? Ninguém cresce até atingir a Graça, todos crescemos na Graça. Não podemos crescer para atingir a Graça; podemos apenas crescer na Graça. Que é Graça? Graça é Deus fazendo algo por nós. Crescer na Graça significa que precisamos que Deus faça mais coisas por nós. Suponha que Ele já tenha feito cinco coisas em meu favor. Mas ainda há três coisas que precisa fazer por mim. Minha necessidade cresceu, portanto, preciso que Ele faça mais coisas por mim. Aqui reside o relacionamento entre a verdade e a Graça: a verdade expõe a necessidade, enquanto a Graça a supre. A verdade nos mostra onde está a carência, ao passo que a Graça a preenche. Aleluia! Deus tem não apenas a verdade, mas também a Graça para nós! No Antigo Testamento os homens falhavam constantemente porque apenas tinham a verdade, e não a Graça. Tinham a lei, e não a força para guardá-la. Agradecemos e louvamos ao Senhor. "Porque a lei foi dada por intermédio de Moisés; a Graça e a realidade vieram por meio de Jesus Cristo" (João 1:17). Graças ao Senhor por nos ter mostrado a verdade e suprido com Graça! Aleluia!
Posso declarar diante de Deus: "Sou para sempre um pedinte. Sou para sempre um pobre. Tenho de me achegar a Ti hoje, e me achegarei a Ti amanhã e depois de amanhã". Graças a Deus pois posso pedir-Lhe cada dia. Posso rogar-Lhe na segunda-feira, e também na terça. Se incomodarmos a Deus dessa maneira e Lhe rogarmos dessa forma, Ele dirá que devemos crescer em Graça. Quanto mais virmos nossas falhas, mais petições faremos a Deus. Pediremos tudo o mais a Ele a fim de que assuma a responsabilidade de nosso caso. Diremos: "Senhor, sou ainda um desamparado. Ainda preciso que assumas a responsabilidade por mim".
Uma vez que vemos que temos cometido algum erro, a primeira coisa a fazer é dizer a Deus: "Senhor, confesso meus pecados. (Nessas ocasiões vocês devem especificar o pecado. Devem chamar pecado de pecado.) Deus, não tentarei reformar-me. Aprendi mais uma lição. Jamais poderei reformar-me, e nem pretendo. Obrigado, ó Deus, por outra oportunidade de me gloriar nas fraquezas! Obrigado porque Tu o podes! Obrigado porque podes remover minhas fraquezas". Irmãos e irmãs, toda vez que nos gloriarmos nas fraquezas, o poder de Cristo repousará sobre nós. Toda vez que dissermos que não conseguimos, Ele nos mostrará que pode. Se sempre fizermos isso, cresceremos.
Livro: "A Vida Que Vence" - (Watchman Nee).
Jesus Cristo é o Senhor!