50 - RECONHECER A NOSSA IMPOTÊNCIA E LOUVAR AO SENHOR PARA RECEBER VITÓRIA.
"Louvai ao Senhor! Louvai a Deus no Seu santuário; louvai-O no firmamento do Seu poder! Louvai-O pelos seus atos poderosos; louvai-O conforme a excelência da Sua grandeza! Louvai-O ao som de trombeta; louvai-O com saltério e com harpa! Louvai-O com adufe e com danças; louvai-O com instrumentos de cordas e com flauta! Louvai-O com címbalos sonoros; louvai-O com címbalos altissonantes! Tudo quanto tem fôlego louve ao Senhor. Louvai ao Senhor!"
(Salmos 150:1-6).
Entretanto, Josafá era um homem temente a Deus. E "se pôs a buscar ao SENHOR;e apregoou jejum em todo o Judá" (2°Cr 20:3). Ele nada podia fazer a não ser achegar-se a Deus. E orou ao Senhor: "Ah! Nosso Deus, acaso, não executarás Tu o Teu julgamento contra eles? Porque em nós não há força para resistirmos a essa grande multidão que vem contra nós, e não sabemos nós o que fazer; porém os nossos olhos estão postos em Ti" (2°Cr 20:12). Josafá reconheceu sua impotência, e seus olhos estavam postos no Senhor.
Irmãos e irmãs, neste livro temos repetido as condições para nos render, que são:
1° - Compreender que não conseguimos alcançar a vitória por nós mesmos, e
2° - Não fazer tentativas.
Também devemos crer em Deus. Isso foi o que Josafá fez. Ele reconheceu isso ao dizer que não tinha força para resistir ao inimigo e tampouco sabia o que fazer. Sua única alternativa era buscar ao Senhor.
Deus imediatamente enviou-lhe um profeta que lhe disse: "Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão, pois a peleja não é vossa, mas de Deus" (2°Cr 20:15).
A batalha é do Senhor! A vitória ou o fracasso nada tem a ver conosco. Mau humor, orgulho, dúvida, pensamentos impuros, avareza, e todos os tipos de pecados nada têm a ver conosco. A batalha não é nossa, mas de Deus. Ele disse: "Neste encontro, não tereis de pelejar" (2°Cr 20:17). Deus apenas exige que tomemos posição. Ele quer que baixemos as mãos e deixemos tudo com Ele. Precisamos apenas ficar parados, quietos e ver a salvação do Senhor (2°Cr 20:17).
Irmãos, não somos nós que pelejamos; somos apenas espectadores. Sempre que deixarmos de nos gloriar na vitória fracassaremos. Não nos devemos amedrontar diante de Deus, porque é Ele quem pelejará por nós.
Josafá fez algo mais. Não apenas permaneceu firme observando a batalha, mas também inclinou-se para adorar a Deus depois de escutar a palavra do profeta. Todo o Judá e os habitantes de Jerusalém também prostraram-se diante do Senhor e O adoraram. Enquanto os outros se preparavam para atacá-los, que faziam eles? Pediram a um grupo de levitas que louvassem ao Senhor. Eles estavam vestidos de ornamentos sagrados e foram para diante do exército louvando ao Senhor (2°Cr 20:21). Será que estavam loucos? Eles não temiam as pedras nem as flechas; iam cantando louvores a Deus. Esse é o tom da vitória. Tinham o tom da vitória porque sabiam que o Senhor os havia feito vitoriosos e os inimigos já estavam derrotados. Sabiam que já haviam vencido a batalha. Alguns crêem que quando as tentações vêm devem esforçar-se e resistir a elas. Mas Deus disse: "Tendo eles começado a cantar e a dar louvores, pôs o SENHOR emboscadas contra os filhos de Amom e de Moabe e os do monte Seir que vieram contra Judá, e foram desbaratados" (2°Cr 20:22). Todas as vezes que cânticos de louvor são entoados ao Senhor, os inimigos são derrotados. Aleluia! Louvado seja o Senhor!
Qual foi o resultado? "Tendo Judá chegado ao alto que olha para o deserto, procurou ver a multidão, e eis que eram corpos mortos, que jaziam em terra, sem nenhum sobrevivente" (2°Cr 20:24).
Ou Deus não nos dá vitória nenhuma, ou dá uma vitória em que ninguém escapa. Se dependesse de nós, poderíamos haver deixado cinco ou seis pessoas vivas. Mas Deus não deixou nem um vivo sequer. As palavras "tendo eles começado" (2°Cr 20:22) têm muito significado. Quando o povo começou a cantar louvor ao Senhor, o Senhor colocou emboscadas contra os filhos de Amom, de Moabe e do monte Seir. Irmãos e irmãs, Deus só pode trabalhar quando começamos a louvar. Assim que começamos a louvar, Deus se põe a trabalhar.
Sei que muitas tentações e provas vêm ao nosso encontro. Pode ser que tenhamos debilidades físicas, circunstâncias adversas ou várias dificuldades no serviço. É possível que venhamos a dizer: "Que devo fazer? Como posso vencer?" Irmãos e irmãs, sabemos que devemos vencer, mas nosso tom está errado. Quando chegarem as tentações devemos dizer: Aleluia! Quando as provas vierem devemos dizer: Aleluia! Quando as dificuldades vierem devemos dizer: Aleluia! Uma vez que proclamemos: Aleluia! Glória ao Senhor!, os inimigos serão derrotados. Quando louvarmos, nosso Deus começará a trabalhar; Ele entrará em ação quando começarmos a cantar.
Irmãos e irmãs, não é suficiente reconhecer que não podemos vencer e crer que Deus pode fazê-lo. Temos de alçar a voz e dizer de coração: "Aleluia! Dou-Te graças porque estou passando por provas. Graças a Deus porque não posso vencer. Graças a Deus porque a vitória já é minha em Jesus Cristo meu Senhor". Josafá continuou cantando porque creu que havia vencido. Ele já dava por mortos os inimigos. Como resultado, podia avançar e cantar. Não tinha temor das pedras que viriam, porque considerou que seus inimigos já estivessem mortos. Quando subiram à torre e olharam, só havia cadáveres caídos na terra.
"As nações, pois, temerão o nome do Senhor, e todos os reis da terra a Tua Glória, quando o Senhor edificar a Sião, e na Sua Glória se manifestar, atendendo à oração do desamparado, e não desprezando a sua súplica. Escreva-se isto para a geração futura, para que um povo que está por vir louve ao Senhor. Pois olhou do alto do Seu santuário; dos céus olhou o Senhor para a terra, para ouvir o gemido dos presos, para libertar os sentenciados à morte; a fim de que seja anunciado em Sião o nome do Senhor, e o Seu louvor em Jerusalém, quando se congregarem os povos, e os reinos, para servirem ao Senhor"
(Salmos 102:15-22).
(Salmos 102:15-22).
"E para que os gentios glorifiquem a Deus pela Sua misericórdia, como está escrito: Portanto eu Te louvarei entre os gentios, e cantarei ao Teu nome. E outra vez diz: Alegrai-vos, gentios, juntamente com o povo. E ainda: Louvai ao Senhor, todos os gentios, e louvem-no, todos os povos. Ora, o Deus de esperança vos encha de alegria e paz na vossa fé, para que abundeis na esperança pelo poder do Espírito Santo" (Romanos 15:9-11,13).
Livro: "A Vida Que Vence" - (Watchman Nee).
Jesus Cristo é o Senhor!