42 - OS DOIS TIPOS DE TENTAÇÃO E A MANEIRA DE LIDAR COM ELAS.
Em umas das mensagens anteriores falei sobre um irmão que ia para casa de bicicleta, após uma reunião, quando levou um tombo na rua porque alguém esbarrou nele. Antes de se dar conta, seu mau humor aflorou. Se houvesse tido tempo e oportunidade para considerar essas coisas, teria tido a chance de jogar fora seu mau humor. Mas o evento foi tão súbito que não lhe permitiu pensar, assim seu mau humor explodiu inesperadamente. Portanto, existem dois tipos de tentação com que nos deparamos dia a dia. Um tipo não nos dá chance de lidar com ela, aparece repentinamente. O outro vem gradualmente, como sugestões crescentes. Uma tentação não nos dá tempo de considerar o assunto, e a outra, sim. Pensamos que as tentações que aparecem gradualmente são fáceis de vencer, ao passo que as repentinas são difíceis. Mas, irmãos, após experimentar a vida que vence, ainda temos de proferir dois tipos de oração cada manhã ao nos levantar. Se negligenciarmos essas orações, certamente falharemos mais uma vez.
A primeira oração é dizer ao Senhor: "Livra-me das tentações. Não lhes permita vir sem que eu tenha oportunidade de considerá-las. Não permita que eu peque sem antes pensar sobre o assunto". O Senhor pode libertar-nos de qualquer tentação sobre a qual não tenhamos chance de considerar. Essa é uma preciosa oração, e tem salvo muitas pessoas.
Nesta mensagem não tenho tempo de ler todo o capítulo 5 de Romanos. Posso apenas mencioná-lo de forma rápida. Romanos 5:12-19 nos ensina algumas coisas. Essa passagem nos diz que nossa união com Cristo é a mesma que com Adão. Assim como pecamos por meio da união com Adão, também temos justiça por meio da união com Cristo. Irmãos e irmãs, quantos precisam exercitar as forças para perder a calma? Não há necessidade de nos esforçarmos para perder a calma, nosso temperamento é estimulado tão logo somos instigados. Espontaneamente perdemos a calma pois estamos unidos a Adão. Pecamos sem qualquer deliberação de nossa parte pelo fato de estarmos unidos a Adão. Não precisamos de nenhum esforço para pecar. Porém a vida em Cristo que Deus nos prometeu temo mesmo princípio de nossa união com Adão. Devemos dizer ao Senhor: "Assim como fui unido a Adão e pequei sem nenhuma premeditação ou determinação, estou em Cristo hoje. Posso ser paciente sem qualquer premeditação ou determinação de minha parte. Não tenho de brigar para tornar-me paciente. Senhor, não tenho oportunidade de considerar sobre muitas coisas que me sobrevirão neste dia. Mas Te agradeço e louvo porque minha união Contigo é tão forte quanto minha união com Adão. Quando a tentação vier hoje, Tu podes expressar Tua mansidão, santidade e vitória por meio de mim mesmo se a situação for repentina demais para eu atinar ou resistir". Se tomarmos tal posição diante do Senhor, venceremos o primeiro tipo de tentação.
Cada dia, quando acordarmos, devemos crer que Deus pode livrar-nos das tentações que não temos tempo de considerar. Cada manhã devemos crer na vida de Cristo, assim viveremos Sua vitória espontaneamente. Assim como perdemos a calma sem pensar, podemos também expulsar nosso temperamento sem pensar. Tudo depende de nossa Fé. Enquanto tivermos Fé, todos os fatos divinos se tornarão nossa experiência.
O segundo tipo de tentação não nos sobrevêm de repente, pelo contrário, cresce gradativamente. Demora, e constantemente nos seduz. Que devemos então fazer com esse tipo de tentação? Não devemos dar-lhe atenção ou lutar com ela. Tudo depende do Senhor Jesus. Ainda permaneço o mesmo de antes; continuo fraco e incapaz de resistir à tentação. "Senhor, eu não consigo. Não apenas não consigo, mas também não tentarei conseguir. Senhor, não posso ser paciente, mas também não tentarei sê-lo. Não consegui isso no passado, tampouco o posso agora. Agradeço-Te e louvo por não conseguir por mim mesmo. Aleluia! Não posso fazê-lo! Aleluia! Não tenho como lidar com isso! eu nada posso sem Ti!" Nessa mesma hora devemos erguer a cabeça, buscar ao Senhor e dizer-Lhe: "Senhor, Tu podes realizar essas coisas! Tu não és fraco em mim; és forte. Senhor, agradeço-Te e louvo por seres capaz! Aleluia! Tu és capaz!"
Irmãos e irmãs, se nos posicionarmos assim, as tentações acabarão. Quando nos empenhamos e lutamos com as tentações, parece que elas se recusam a ir. Mas quando declaramos que nada podemos fazer e que o Senhor Jesus pode, quando nos gloriarmos em nossa fraqueza e no poder de Deus, as tentações se vão.
Livro: "A Vida Que Vence" - (Watchman Nee).
Jesus Cristo é o Senhor!