35 - CREMOS NA PALAVRA DE QUEM? NA PALAVRA DE DEUS OU DAS PESSOAS?
Enquanto estava em Chefoo, a esposa do irmão Witness Lee veio ver-me e me disse que já se havia rendido ao Senhor e crido plenamente que Ele era sua vitória; havia entrado na experiência vencedora. Mas se lamentou dizendo: "A minha vitória é de curta duração. Depois de uma semana volto a ser derrotada. Os meus dois filhos me provocam constantemente e não consigo ser paciente com eles. Nos últimos dois ou três dias fui derrotada mais uma vez. Que aconteceu?" Perguntei-lhe se Cristo havia mudado, e ela respondeu que não. Depois perguntei se a Palavra de Deus havia mudado, e de novo me disse que não. Então lhe disse: "Visto que Cristo não mudou, nem a Sua palavra, por que você não tem experimentado a vitória?" Ela disse que sua experiência não era condizente com o que imaginou. Eu lhe disse: "Suponha que seu filho vá à rua, e um desconhecido lhe diga: 'Você não é filho de sua mãe, mas foi comprado numa quitanda por vinte centavos'. Ele vem e lhe pergunta: 'Mãe, sou seu filho de verdade ou fui comprado numa quitanda por vinte centavos? Alguém na rua me disse que a senhora me comprou'. Seguramente você diria: 'Você é meu filho. Não acredite no que os outros falam'. Suponha que ele volte a sair e encontre o mesmo homem, e este lhe diga a mesma coisa e acrescente: 'Eu estava lá quando sua mãe o comprou.' Se seu filho vem e pergunta mais uma vez, você lhe diria: 'Filho, por acaso não crê em minhas palavras?' Suponha que, ao sair, mais uma vez seu filho encontre o mesmo homem, e este pergunte: 'Já perguntou a sua mãe? É verdade. No dia em que ela o comprou por vinte centavos não apenas eu vi, mas também aquele motorista, aquela pessoa e aquela outra'. Digamos que o desconhecido nomeie dez ou vinte testemunhas que atestem ao seu filho que ele foi comprado por vinte centavos. Por um lado, seu filho tem a sua palavra, que não precisa de comprovação, mas por outro há a palavra dos desconhecidos, o testemunho de vinte ou cinqüenta pessoas, cujas mentiras parecem estar baseadas em fortes evidências. O seu filho deve crer nas suas palavras, que não precisam de comprovação, ou nas mentiras dos desconhecidos, cheias de provas? Suponha que seu filho volte e lhe diga: 'Mãe, essas pessoas estão mostrando muitas evidências de que a senhora me comprou. Diga-me, fui gerado pela senhora ou comprado?' Se ele chegar a dizer isso, sem dúvida você lhe dirá: 'Que filho insensato!'
Senhora Lee, Deus também diria que você é uma filha insensata. Ele disse que Seu Filho é santidade, vida e vitória para você. O que Deus diz é o que importa. Mas no instante em que você sai de Sua presença, fica nervosa e diz: 'Algo anda mal. É evidente que não venci. Ainda que Deus tenha dito que Seu Filho é minha santidade, isso não pode ser verdade porque a evidência me mostra que não tenho santidade'. Ao dizer isso, você está dizendo o mesmo que seu filho. Você escolhe crer nas mentiras de Satanás, que parecem cheias de evidências, em lugar de declarar a Palavra de Deus. Suponha que outros digam algo a seu filho para enganá-lo, e ele lhes responda sorrindo: 'A palavra de minha mãe é que vale. Você é um mentiroso'. Suponha que sorria e diga o mesmo quando o tentarem enganar pela segunda vez. E que ainda depois dez, vinte ou cinqüenta vezes, ele lhes responda da mesma maneira. Se faz isso, envergonhará o inimigo e será uma glória para sua mãe. Se Satanás vem e põe em você o sentimento de que está fria, você deve dizer-lhe que é vitoriosa porque Cristo é Sua vitória. Se Satanás vier provocá-la, você deve dizer-lhe que é vitoriosa porque Cristo é Sua vitória. Deve declarar que as palavras de Satanás são mentira e somente a Palavra de Deus é verdade. Isso é fé, e essa é a fé que é aprovada. É a fé que glorifica o nome de Deus. Se com os lábios dizemos que cremos, mas retrocedemos com lágrimas tão logo somos provados, onde está nossa fé? Tal fé é de curta duração. A fé autêntica certamente deve passar a prova. Se você admite a derrota tão logo for provada, estará acabada".
Irmãos e irmãs, quando as provas vêm e proclamamos que a Palavra de Deus é confiável, e declaramos que a Palavra do Senhor dos Exércitos permanece, o que Ele disse é o que vale, e Sua Palavra está firmada nos céus para sempre, venceremos. A pergunta, na verdade é: creremos na palavra de quem? na palavra de Deus ou na palavra das pessoas?
Livro: "A Vida Que Vence" - (Watchman Nee).
Jesus Cristo é o Senhor!