49 - A DIFERENÇA ENTRE A VITÓRIA E GLORIAR-SE NA VITÓRIA.
Imagino se vocês conhecem a diferença entre vitória e gloriar-se nela. Que é vitória, e que é gloriar-se nela? A vitória é algo que Cristo fez, e gloriar-se nela é algo que nós fazemos. A vitória é a obra de Cristo, ao passo que gloriar-se nela é a nossa obra. A vitória nos diz que a obra está feita e ainda é prevalecente, enquanto gloriar-se nela é uma proclamação contínua após vencer. Eu antes jogava críquete. É um jogo cansativo; a bola é pesada, e as mãos doem após ter jogado por algum tempo. A competição dura uma hora e exige muito esforço e suor; é preciso golpear a bola para que ela passe por um pequeno arco, depois outro, e finalmente atravesse o último arco. Isso é vitória. Quando o time vence, os demais companheiros agitam as bandeiras, alegram-se e gritam. Isso é o que significa gloriar-se na vitória. A equipe alcança a vitória, e os companheiros se gloriam nela. Graças a Deus porque a vitória já foi obtida por Cristo! Não tivemos de derramar nenhuma gota de sangue por ela. Contudo, podemos gloriar-nos nela.
Lembrem-se que após um cristão ter vencido, deve continuar a gloriar-se na vitória usando a boca. Um dia sem um aleluia é um dia sem gloriar-se na vitória. Se diariamente apenas vemos rios de lágrimas, não nos gloriamos na vitória.
Nosso tom deve ser cheio de regozijo na salvação e de vozes de júbilo pela vitória de Cristo. Quando nosso time de críquete ganhava, levávamos a vitória a nossa escola, e nossos colegas gloriavam-se nessa vitória. Da mesma forma, nosso Senhor obteve a vitória e a trouxe a nós. Agora podemos gloriar-nos continuamente nela (na vitória de Cristo), o Senhor Jesus Cristo é a nossa vitória.
Devemos dizer: "Aleluia! Cristo é vitorioso!" É possível que os que não podem dizer aleluia não estejam derrotados, mas certamente não têm o tom da vitória. Um homem de Kiangsi pode falar o dialeto de Pequim. As palavras podem estar corretas, mas o tom está errado. Os que não podem dizer aleluia têm o tom errado. Temos não apenas de vencer, mas também ter o tom certo. Se nosso tom estiver errado os outros duvidarão de nossa vitória, e nós também chegaremos a duvidar dela. O sotaque de Pedro era o de um galileu, e mesmo uma serva pôde detectar isso. Quando perdermos o sotaque "galileu", nossa voz indicará nossa falta de vitória. Cada dia precisamos ter o sotaque "galileu". Devemos ser identificados como os que têm seguido a Jesus.
Livro: "A Vida Que Vence" - (Watchman Nee).
Jesus Cristo é o Senhor!