34 - Ser salvo para viver segundo a consciência.
SER SALVO PARA VIVER SEGUNDO
A CONSCIÊNCIA.
A CONSCIÊNCIA.
No princípio o homem caiu da presença de Deus para a consciência, e então da consciência para o governo humano. Portanto há três coisas que o governam: Deus, a consciência e o homem.
Os que vivem diante de Deus fazem parte da categoria mais elevada de pessoas. Os que vivem segundo a consciência não fazem parte dessa primeira categoria, mas são pessoas relativamente boas. Os que vivem sob o governo humano fazem parte da categoria mais baixa: não obedecem à consciência nem vivem diante de Deus, mas se atrevem a fazer qualquer coisa.
Poucos vivem diante de Deus; a maioria vive diante dos homens. O marido teme ser surpreendido pela mulher, e a mulher, pelo marido. Os filhos temem ser surpreendidos pelos pais, e os pais, pelos filhos. Os médicos temem ser surpreendidos pelas enfermeiras, e as enfermeiras, pelos médicos. Todos temem ser surpreendidos por outros. Quando ninguém nos governa, podemos cometer todo tipo de imoralidade. Os que temem somente ao homem - policia, juiz ou policial militar - são os mais baixos e caídos. Temem apenas os olhos humanos, e não o próprio Deus.
Os cristãos hoje vivem mais diante dos homens do que perante a própria consciência. Os que vivem diante de Deus são por Ele governados, os que vivem pela consciência são por ela dirigidos e os que vivem diante do homem pelo homem são controlados. Essas três formas de viver - perante Deus, segundo a consciência e diante do homem - são chamadas respectivamente de: Governo de Deus, autogoverno e governo humano.
Quando fomos salvos, Deus nos resgatou de viver sob o governo humano. Antes disso, desde que outros - marido, mulher, professores e supervisores - não nos vissem, faríamos todo tipo de coisas impuras por interesse próprio. Mas um dia o Senhor nos salvou do pecado e do mal. Além disso, salvou-nos e livrou-nos de viver apenas sob o governo humano. Como filhos, já não violamos as regras da família e, como pessoas comuns, certamente somos obedientes a lei. Por que isso ocorre? É porque somos salvos, e tudo o que nossa consciência não nos permite fazer, por certo não o queremos fazer. Se nossa experiência não é essa, como podemos dizer que somos salvos? Embora sejamos salvos, às vezes nos comportamos como não salvos - os alunos fazem coisas ilícitas pelas costas dos professores e as mulheres ainda mentem para os filhos e o marido. Um cristão que quer viver diante de Deus deve experimentar a salvação Divina pelo menos a ponto de viver segundo a consciência.
Esse caminho é muito básico. A queda do homem para a posição de estar sujeito ao governo da consciência é só a primeira "parada". Depois disso, ele caiu ainda mais e passou a estar sujeito ao governo humano. Tudo o que a consciência proíbe, na verdade, Deus proíbe, e tudo o que não agrada a consciência não agrada a Deus. Tudo o que a consciência condena, Deus condena, e tudo o que é censurado por ela, na verdade, é censurado por Deus. Depois que um cristão é salvo, se não ouve a consciência nem cumpre suas exigências, ele desobedece a Deus, mente para Ele e não tem caminho para receber a Graça Divina. Por amor aos novos crentes, tenho de dizer que isso não significa que a pessoa não seja salva. Certamente o é, mas, por não ouvir a Palavra de Deus, ela não vence. Assim, devemos obedecer à consciência com cuidado, a fim de lidar com todas as coisas condenadas, censuradas e proibidas pela por ela.
Receio que muitos filhos de Deus entre nós tenham a consciência cheia de impurezas e vazamentos. Para alguns, ela pode ser como um balde furado, que deixa vazar toda a água posta nele. Embora tenhamos ouvido muitas mensagens, quando passam por nós, elas se esvaem. Parece que somos tocados e iluminados quando lemos a Bíblia, mas todas essas coisas vazam de nós e nos tornamos como um carro sem combustível. 1°Timóteo 1:19 diz que, se rejeitamos a boa consciência, naufragamos. Hoje muitos não progridem na vida cristã porque não lidam cabalmente com a consciência. Se não prestarem atenção a esse ponto, não terão como prosseguir. No entanto a coisa maravilhosa é que sempre que lidamos com nossa consciência, entramos na presença de Deus. Uma vez sob o governo de nossa consciência, somos logo libertos de viver sob o governo humano e vivemos diante de Deus.
Livro: "Os Puros de Coração". (Witness Lee)
Jesus Cristo é o Senhor, o único e suficiente Salvador.