23 - Devemos lidar com a nossa consciência.
Jesus Cristo é o Senhor! |
LIDAR COM A CONSCIÊNCIA.
Atos 24:16 diz: "E, por isso, procuro sempre ter uma consciência sem ofensa, tanto para com Deus como para com os homens". 2°Timóteo 1:3 também menciona: "Dou Graças a Deus, a quem, desde os meus antepassados, sirvo com consciência pura". Atos fala de uma "consciência sem ofensa" e 2°Timóteo fala de uma "consciência pura". Além disso, 1°Timóteo 1:19 diz: "Mantendo fé e boa consciência, porquanto alguns, tendo rejeitado a boa consciência, vieram a naufragar na fé". O versículo 2 do capítulo 4 menciona: "Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência". Efésios 4:19 também diz: "Os quais, havendo perdido todo o sentimento [consciência], se entregaram à dissolução, para, com avidez, cometerem toda impureza". Esses versículos mostram a importância da consciência no viver de um cristão.
Um cristão que quer crescer em vida deve fazer três coisas:
1° - confessar os pecados na presença de Deus de modo cabal;
2° - lidar com os pecados de forma rigorosa diante dos homens;
3° - consagrar-se a Deus de maneira absoluta.
2° - lidar com os pecados de forma rigorosa diante dos homens;
3° - consagrar-se a Deus de maneira absoluta.
Se os santos estão dispostos a levar essas três coisas diante do Senhor e praticá-las de maneira séria, por certo terão progresso em vida. No entanto, se tomarem essa palavra somente como doutrina, não receberão muita ajuda dela. Essas palavras são somente diretrizes; apenas quando os santos andarem no caminho do Senhor de maneira séria é que elas lhes serão proveitosas. A experiência dessas três coisas - confessar os pecados a Deus, confessar os erros aos homens e consagrar-se absolutamente a Deus - pode variar em seqüência. Elas são como um cordão de três dobras, e ninguém que toma o caminho do Senhor pode negligenciá-las.
Além do mais, depois de um cristão ter confessado todos os pecados, lidado com eles de forma rigorosa e se consagrado a Deus, ele também tem de lidar com a consciência. Esse é um caminho necessário que um cristão deve tomar. Depois que confessamos nossos pecados diante de Deus, lidamos com nossos pecados diante dos homens e nos consagramos a Deus, logo temos um profundo sentimento, que não é apenas uma percepção na mente, mas um sentimento nas profundezas de nosso ser de que devemos lidar com nossa consciência e nela obter paz. Portanto é de vital importância saber a origem, a posição e a função da consciência.
Livro: "Os Puros de Coração". (Witness Lee)
Jesus Cristo é o Senhor, o único e suficiente Salvador.