35 - Devemos viver diante de Deus.
VIVER DIANTE DE DEUS.
Alguns podem perguntar: "Que significa viver diante de Deus?" Viver diante de Deus significa receber direção e governo diretamente Dele. Certa vez conheci uma irmã muito madura no Senhor. Ela morou em Nanking por quase trinta anos. No final do ano lunar ela queria comprar algo, não porque seguia o costume do mundo, mas por necessidade. Calculou que precisaria de cento e vinte yuan chineses. Visto que servia o Senhor de tempo integral sem receber nenhum salário, nem sempre tinha dinheiro em mãos. Então orou: "ó Deus, sou Tua serva e agora Te digo meu problema. Não quero ajuda de homens, mas, se não me deres esses cento e vinte yuan, isso Te envergonhará". Pouco depois, um cooperador que morava algumas províncias distante dali, de repente teve um sentimento de que essa irmã idosa de Nanking precisava de dinheiro. A quantia que lhe veio à mente era exatamente cento e vinte yuan. Essa é uma história real. Ele percebeu que o ano lunar se aproximava e, se enviasse o dinheiro a ela, chegaria muito tarde; então enviou-lhe um telegrama. Quando ela o recebeu, a quantia era exatamente a mesma que havia pedido ao Senhor. Isso não é questão de consciência, mas de viver na presença de Deus.
A consciência lida com o certo e o errado. Ela não é necessariamente o falar direto de Deus conosco, mas é Seu falar indireto. Quando essa irmã orou, como poderia um cooperador que morava algumas províncias distante dali saber que ela precisava de cento e vinte yuan? Isso é resultado de viver diante de Deus e ter comunhão com Ele. Esse cooperador lidava cabalmente com a consciência e vivia na presença de Deus. Quando estava em comunhão com Deus, Deus falava com ele diretamente e lhe dava direção. Precisamos ver isto: alguém livre das regras do homem, que vive segundo a consciência, tem comunhão com Deus e vive diretamente em Sua presença, de fato transcende o certo e o errado. Se os outros viessem a ele para apresentar um caso, ele não lidaria com isso só com base no certo e no errado; antes, faria seu juízo diante de Deus. Temos de saber que muitos podem estar certos de acordo com o certo e o errado, mas mesmo assim estão errados diante de Deus. Para saber isso é necessário o sentimento de nosso espírito.
Por exemplo, certo dia dois irmãos briguentos vieram até mim. Se eu fosse alguém salvo apenas a ponto de viver segundo a consciência, falaria com eles segundo o sentimento do certo e do errado em minha consciência, dizendo: "Irmão Huang, você está errado", ou: "Irmão Sun, você está errado". Mas, se sou alguém que vive na presença de Deus e estou aprendendo a conhecer a consciência e a lidar com ela, eu me aprofundo mais do que o sentimento nela e julgo segundo meu espírito, vivendo absolutamente perante Deus. Em termos de certo e errado, pode ser que o irmão Huang estivesse errado, e o irmão Sun, certo; no entanto, em termos de um espírito adequado, pode ser que o irmão Huang estivesse com a razão, porque seu espírito diante de Deus estava certo. Alguém pode estar errado em termos de certo e errado, mas seu espírito está certo diante de Deus. De modo oposto, alguém pode estar certo em termos de certo e errado, mas seu espírito está errado perante Deus.
Você pode dizer que isso é muito complicado e si perguntar como uma pessoa pode estar errada em relação a "certo e errado" e ainda estar certa em relação ao espírito. Por exemplo, sempre encontramos situações em que marido e mulher discutem. Certo dia uma irmã veio a mim e disse: "Irmão, quando meu marido, seu irmão, fica feliz, ele levanta às três da manhã para orar e ler a Bíblia. Depois que fica cheio do Espírito Santo, sai para pregar o Evangelho. Faço comida para ele, mas ele não come, porque diz que tem de jejuar e orar. Vê, ele é seu irmão. Ele é exagerado. Você deve lidar com ele". Todas as razões em todo o universo parecem estar do lado das irmãs; elas sempre estão certas. É verdade que o irmão estava errado, mas a irmã foi indelicada. Em termos de certo e errado, ela estava certa, mas diante de Deus, estava errada. Embora tivesse razão, visto que sua pessoa estava errada, ela estava totalmente errada.
Certa vez outra irmã veio com o filho opor-se ao marido. Vieram a mim e disseram: "Irmão Lee, quando meu filho precisa comprar livros, meu marido não me dá o dinheiro, e, quando tenho de comprar comida, ele também não me dá dinheiro. Tudo o que ele faz é pregar o Evangelho, e não se importa com mais nada. Se acorda cedo ou tarde, tudo o que faz é orar". Essa irmã veio exigir uma explicação, e seu filho também perguntou: "Meu pai está certo ao fazer isso? De fato já não conseguimos agüentar". Eu não tinha nada a dizer àquela irmã. Naquele instante, o irmão chegou, e a irmã me disse: "Irmão Lee, agora você mesmo pode perguntar-lhe se a situação é assim ou não". O irmão simplesmente ficou ali emudecido. Ele era interrogado como criminoso. Sua esposa agia como se fosse superior a um juiz, e o filho assistia. Tudo o que pude fazer foi chorar com o irmão. Em termos de "certo e errado", ela podia estar certa; mas em termos da pessoa em si, o irmão é que estava certo. Embora ela fosse salva, sua carne era muito forte. O que ela disse estava certo, mas sua pessoa estava errada.
Se queremos viver na presença de Deus, devemos ser meticulosos ao lidar com os pecados. Havia uma esposa muito gentil que, certa vez, veio ver-me sem demonstrar que estava brava. Disse que queria ter comunhão comigo e falou que seu marido orava o tempo todo e não voltava para casa antes da meia noite. Enquanto me dizia isso, ela parecia muito meiga e não demonstrava raiva nenhuma. Se não tivéssemos aprendido a questão da consciência, facilmente iríamos concordar com o que ela dizia. Vendo sua boa atitude e modo gentil, seria fácil pensar que ela era muito instruída no Senhor, mas na verdade ela acusava o marido. Os que têm alguma instrução diante do Senhor sabem que o que ouvem é apenas a superfície. Muitas vezes, quando estamos diante de nossa consciência e perante Deus, temos um sentimento mais profundo do que o certo e o errado. Sempre que a luz brilha, há o reinar de Deus e também a vida Divina. Se o homem não receber o resplandecer Divino para viver segundo a consciência, será difícil aprender a conhecer a vida. Além do mais, um dia todos teremos de progredir além de viver pela consciência e dizer a Deus: "Ó Deus, não quero só viver segundo a consciência, quero viver diante de Ti".
Livro: "Os Puros de Coração". (Witness Lee)
Jesus Cristo é o Senhor, o único e suficiente Salvador.