45 - DEUS LEVANTA CIRCUNSTÂNCIAS PARA NOS QUEBRANTAR.
O Trabalhar de Deus em Nós. Em Tudo Dependemos do Senhor Jesus.
Se já amamos o Senhor, podemos pedir-Lhe que nos ajude a melhorar a fim de agradá-Lo. Em resposta Ele não só não nos ajuda, mas piora o ambiente para nos suprimir e nos tornar incapazes de fazer qualquer coisa. Num momento como esse, muitos podem questionar por que é que antes, quando não amavam a Deus, não tinham problema algum e agora, que O amam, o ambiente está mais difícil. É exatamente isso que Deus faz. Visto que temos um coração para amar o Senhor, Ele levanta circunstâncias para quebrar nossos esforços e todos os nossos métodos. Ele não quer nenhum de nossos esforços ou maneiras, quer apenas nosso coração.
Essa é a parte mais difícil do trabalhar de Deus no homem. Muitas vezes, quando nosso coração vem, nossa força também vem. Os dois parecem inseparáveis. Mas Deus quer somente o coração do homem, e não o esforço ou a maneira humana.
Esse problema é semelhante ao de um médico que opera um paciente com tumor. O tumor, que está ligado ao corpo do paciente, tem de ser removido, mas o corpo deve ser preservado. Quando não amamos a Deus, nossa força não vem. Quando não O amamos, o ambiente contrário também não se levanta. Porém, uma vez que O amemos, nossa força surge. Para aperfeiçoar nosso coração e quebrar nossa força, Deus permite que situações nos sobrevenham. Portanto muitos ficam confusos, mas Deus nunca fica confuso. Toda vez que trabalha em nós, Ele sempre nos dá um sentimento interior pelo qual nos ordena agradá-Lo. Todavia, embora nos dê esse sentimento e nos ordene agradá-Lo, Ele não quer que o façamos por nós mesmos. Deus quer que o Senhor Jesus seja nossa força para agradá-Lo. Por isso Deus piora nosso ambiente para nos quebrar a fim de que não sejamos capazes de confiar em nós mesmos, mas somente Nele.
Uma irmã, que não estava acostumada a se submeter ao marido, um dia leu na Bíblia que a mulher deve respeitar o marido e sujeitar-se a ele. Em resposta, ela teve o desejo de fazer isso, e tomou uma decisão diante de Deus, dizendo: "ó Deus, doravante dá-me força para respeitar meu marido e sujeitar-me a Ele". Sua oração, por um lado, mostra seu desejo de agradar a Deus, mas, por outro, mostra que ela desejava usar seu esforço para se submeter ao marido. Ela amava a Deus e queria agradá-Lo, mas pretendia usar seu esforço para obedecer ao marido e assim agradar a Deus, então orou e pediu a ajuda de Deus. Que Deus fez? Oito em dez vezes, Deus aumentou e piorou bem mais o mau humor do marido. Todo dia ela orava: "ó Deus, dá-me força para obedecer a meu marido". Deus não apenas não lhe deu força, mas permitiu que o mau humor do marido piorasse. Isso a desencorajou, então ela orou de novo diante de Deus: "ó Deus, no passado quando não obedeci a Tua Palavra, meu marido era como um cordeiro. Agora que quero agradar-Te, ele piorou. Gostaria de saber o porquê disso". Por fim, ela não conseguia mais orar. O quê estava acontecendo? Temos de nos lembrar que a obediência da mulher ao marido depende de Deus. Além do mais, é também Deus quem faz o marido ficar de mau humor. Deus só faz isso porque quer que nossa força entre em falência.
Conheci uma irmã que depois de salva cuidava bem do marido em casa. Embora não demonstrasse orgulho no rosto, ela expunha um aroma de orgulho no falar. Um dia encontrou um problema. Queria amar a Deus, então orou: "ó Deus, de hoje em diante, quero agradar-Te ao lidar com meu marido e filhos". Após fazer essa oração, sua situação familiar ficou caótica, o humor do marido piorou e os filhos ficaram mais peraltas. Ela orou para ser uma mulher submissa ao marido e boa mãe para os filhos a fim de agradar a Deus, mas a situação familiar ficou cada vez mais difícil. Ela quase não conseguia suportar e não se sentia adequada em casa. Então veio a mim e disse: "Irmão, que está havendo? No passado quando eu era uma irmã comum, minha situação familiar não era tão ruim; pelo menos eu parecia uma boa mulher diante de meu marido e uma boa mãe diante dos filhos. Mas, desde o dia em que decidi amar a Deus e agradá-Lo ao lidar com meu marido e filhos, eles ficaram mais difíceis de lidar. Eles não conseguem agüentar, nem eu". Esse não é somente o problema de nossa irmã, mas de muitos de nós.
Se amamos a Deus, é Ele quem faz, e, se temos confusão na família, é Deus quem permite. Todas essas coisas concorrem com o propósito de pôr fim a nossa força. Quer sejamos humildes ou bondosos, nossa humildade e bondade provêm de nossa força. Se não formos quebrados, mesmo sendo bons, tudo o que fizermos não será nada, senão nossas obras, em vez de Deus fazendo em nós e por meio de nós, ou de nós fazendo por meio de Deus. As coisas que fazemos podem estar certas, mas, se nosso ser estiver errado, nossa força também estará. Portanto Deus levanta o ambiente para nos quebrar e eliminar nossa força. Se tentarmos agradar a Deus sem estar de acordo com Sua maneira, Ele suscitará o ambiente para eliminar nossa força e destruir nossa maneira, para que reste apenas um coração desejoso de agradá-Lo, e não nosso esforço ou maneira. Quando somos levados a esse ponto, tudo o que conseguimos fazer é prostrar-nos diante Dele e dizer: "ó Deus, não tenho nenhuma força para Te agradar. Ó Deus, é impossível agradar-Te segundo minha força e maneira. Ó Deus, o máximo que tenho é um coração desejoso de Te amar e Te desejar".
Livro: "Os Puros de Coração". (Witness Lee)
Jesus Cristo é o Senhor, o único e suficiente Salvador.