39 - A Lei prova que para o homem é impossível, mas para Deus tudo é possível.
A LEI DO ANTIGO TESTAMENTO PROVA QUE PARA O HOMEM É IMPOSSÍVEL, MAS PARA DEUS TUDO É POSSÍVEL.
Essa é a situação dos mandamentos do Antigo Testamento, mas e o mandamento neotestamentário! Os mandamentos e as leis do Novo Testamento são diferentes dos do Antigo; são para provar que Deus é capaz, para provar que aos homens é impossível, mas para Deus tudo é possível. O Senhor disse aos discípulos em Mateus 19:24: "É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha, do que um rico entrar no Reino de Deus". É difícil um camelo passar pelo fundo da agulha. Ouvindo isso, os discípulos ficaram atônitos e disseram: "Quem pode, então, ser salvo!". Essa foi a conclusão dos discípulos, mas o Senhor Jesus disse: "Isso é impossível para os homens, mas para Deus tudo é possível" (Mt 19:26).
Isso é impossível para os homens refere-se à lei; para Deus tudo é possível refere-se à Graça. É impossível para o homem cuidar da vinha, plantar videiras e dar fruto para seu desfrute, mas para Deus é possível preparar uma festa com rica provisão de vinho para o desfrute do homem. Tenhamos em mente que os mandamentos do Antigo Testamento são para nos mostrar que para os homens é impossível e os mandamentos do Novo Testamento são para nos mostrar que para Deus tudo é possível e tudo depende do próprio Deus.
O Antigo Testamento é questão da lei, e não há como o homem cumpri-Ia por si mesmo. O Novo Testamento não é apenas questão da lei; antes, ele abre o caminho para o homem receber a vida Divina, que é o próprio Cristo entrando no homem e suprindo-o para satisfazer nele as exigências de Deus. Entretanto no Novo Testamento Deus exige do homem o quanto Ele mesmo supre; no Antigo Testamento, porém, tudo o que Deus exigia do homem apenas indicava quanto o homem era incapaz. Na era do Novo Testamento sempre que tocamos Deus e temos comunhão com Ele, todas as nossas impossibilidades tornam-se possibilidades e todas as nossas incapacidades tornam-se capacidades.
Há um trecho da Bíblia que registra o milagre do Senhor Jesus ao alimentar os cinco mil (Mt 14:14-21). Naquele dia, sem contar mulheres e crianças, havia cerca de cinco mil homens. Os discípulos disseram ao Senhor: "O lugar é deserto e a hora é já avançada; despede as multidões para que, indo às aldeias, comprem comida para si. Jesus, porém, lhes disse: Não precisam retirar-se; dai-lhes vocês mesmos a eles o de comer" (vs. 15-16). Essa era a ordem estrita do Senhor, mas os discípulos disseram que não sabiam onde obter comida para eles. Se a história terminasse aqui, a ordem do Senhor seria a lei - o Antigo Testamento. Porém a Palavra do Senhor aqui não é o Antigo, mas o Novo Testamento, não a lei, mas a Graça. Para ser mais específico, Sua Palavra aqui não foi uma ordem, mas uma indicação, mostrando ao homem o caminho para receber mais da Graça abundante de Deus. Quando nós mesmos não temos nada para comer, como alimentar outros? O Senhor então lhes perguntou: "Quantos pães tendes?" (Mc 6:38). Responderam: "Cinco, e dois peixes". Então o Senhor tomou os cinco pães e os dois peixes, abençoou-os e os deu aos discípulos, que os deram à multidão, e todos comeram e se fartaram. Isso prova que, por trás da exigência do Senhor Jesus, há grande provisão.
Depois que uma pessoa é salva, ela tem de confessar os pecados, lidar com os pecados e com a consciência, e consagrar-se ao Senhor. Nenhuma dessas coisas pode ser feita por nós mesmos. Todavia devemos parar aqui? Se pararmos aqui, todas essas questões serão leis para nós. Não devemos parar por aqui; antes, devemos levar nossas incapacidades e impotências ao Senhor e dizer-Lhe: "ó Senhor, Tu queres que eu lide com os pecados e com a consciência, mas eu não consigo". Indo ao Senhor dessa forma, veremos quanto o Poder de Deus e a Graça abundante de Cristo conseguem fazer em nós.
Livro: "Os Puros de Coração". (Witness Lee)
Jesus Cristo é o Senhor, o único e suficiente Salvador.