RESISTINDO AO DIABO



Mensagem 2

Aprenda a responder ao tentador com o Senhor Jesus: "Também está Escrito!"

Antes de iniciar Seu ministério, Jesus precisou passar por um teste, e é o Espírito Santo quem o leva ao deserto para ser testado. Enquanto Deus o testa, Satanás o tenta. Ainda que seja impossível Ele fracassar, é importante que Jesus esteja acima de qualquer suspeita, que prove estar moralmente apto para Sua missão. O primeiro Adão, o homem natural, o homem da terra, não passou no teste. Jesus é o último Adão, o homem do céu, o precursor de uma Nova Linhagem Espiritual.
O primeiro Adão sucumbiu diante do fruto proibido, mesmo sem ficar 40 dias em jejum, como Jesus ficou. O fruto era necessário para alimentar o corpo. Jesus não esteve diante de um fruto, mas de um desafio do Satanás ao dizer: “Se você é o Filho de Deus, mande que estas pedras se transformem em pães”. A resposta de Jesus vem da Palavra de Deus, dizendo, está escrito: "Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a Palavra que sai da boca de Deus.” (Mateus 4:3-4). 

Repare que Jesus está dizendo que o homem precisa de toda a Palavra que sai da boca de Deus para viver, e não de versículos isolados da Palavra. Nos dias de hoje, muitos líderes estão fazendo o papel de Satanás ao usarem versículos isolados para satisfazerem os seus próprios desejos e a dos seus ouvintes. Estes ouvintes sentem coceira nos ouvidos, ficam loucos de vontades para ouvir estes líderes distorcendo a Palavra de Deus, a seus prazeres. Assim como está escrito: "Pois virá o tempo em que não suportarão o ensinamento saudável; pelo contrário, sentindo coceira nos ouvidos, segundo os seus próprios desejos juntarão mestres para si mesmos." (2 Timóteo 4:3). 

Satanás transporta Jesus a Jerusalém e o coloca no topo do templo: “Se você é o Filho de Deus, jogue-se daqui para baixo, pois está escrito: 'Ele dará ordens a Seus anjos a seu respeito, e com as mãos eles o segurarão, para que você não tropece em alguma pedra'." (Mateus 4:6). Satanás usa a própria Palavra de Deus, o Salmo 91. Esta podia ser a oportunidade de Jesus dar um salto espetacular e ao mesmo tempo provar que os anjos estão ao Seu dispor. Pelo menos uns 60 mil anjos ou doze legiões voariam imediatamente para segurá-Lo. Mas Jesus não faria isso, pois iria desobedecer a Deus, o Pai Celestial, e O pondo em prova. Era isso que Satanás tanto queria, que Jesus desobedecesse a Deus; mas não conseguiu. Satanás é desobediente e assim está a fazer que a humanidade seja também, este é o seu plano, levar muitos para consigo ao lago de fogo e enxofre.


A primeira tentação visava satisfazer o corpo, igual ao fruto oferecido a Adão. Agora o diabo tentava despertar em Jesus um sentimento de soberba. O fruto do Éden era bom para dar entendimento a Adão e despertar o sentimento que em outra parte da Bíblia é chamado de “orgulho” ou “soberba da vida.” (1 João 2:16). Outra vez a resposta de Jesus vem da Palavra de Deus ao dizer: Também está escrito: Não ponha à prova o SENHOR, o teu DEUS. (Mateus 4:7). 
Apesar de ser Deus, na Sua condição humana Jesus precisou aprender a obediência, como um Filho. É aprovado também nesse teste.

O fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal no Jardim do Éden era agradável à vista, enchia os olhos. Nesta nova versão da tentação Satanás transporta Jesus a uma alta montanha para que Seus olhos se encham com todos os reinos deste mundo caído e a glória deles. Todos eles estavam nas mãos do diabo, o usurpador.

"Novamente o diabo transportou Jesus a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles. E disse-lhe: Tudo isto te darei se você, prostrado, me adorar. Então, pela terceira vez a resposta de Jesus vem da Palavra de Deus ao dizer: "Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a Ele servirás. Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e O serviam." (Mateus 4:10-11).
Todas as respostas de Jesus vêm da Palavra de Deus. E você? De onde vem as suas respostas?

Na próxima mensagem falaremos aqui o porque a Fé de um verdadeiro cristão não está em nenhuma religião. 

Leitura Bíblica: Mateus 4:1-11 e 1 João 2:16

Veja o vídeo:

Jesus é o Senhor!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário