O Vinho Novo | Creia no Senhor Jesus e você será salvo



O VINHO NOVO

Leitura da Bíblia:
"Vieram, depois, os discípulos de João e perguntaram a Jesus: 'Por que jejuamos nós, e os fariseus, e teus discípulos não jejuam?'
Jesus respondeu a eles: 'Podem, acaso, estar tristes os convidados para o casamento, enquanto o Noivo está com eles? Dias virão, contudo, em que lhes será tirado o Noivo, e nesses dias hão de jejuar. Ninguém põe remendo de pano novo em roupa velha; porque o remendo tira parte da roupa, e fica maior a rotura. Nem se põe vinho novo em odres velhos; do contrário, rompem-se os odres, derrama-se o vinho, e os odres se perdem. Mas põe-se vinho novo em odres novos, e ambos se conservam."
(Mateus 9:14-17)

Aquele que na mensagem anterior foi questionado quanto à Sua idoneidade por comer com publicanos e pecadores, agora revela mais um lampejo de quem Ele realmente é: o Noivo.

Quando alguns indagaram Jesus por que os discípulos de João Batista jejuam e Seus discípulos não, Jesus estabelece uma distinção clara entre o passado e o presente. Não faz sentido os convidados do Noivo jejuarem enquanto o Noivo está com eles. A mensagem para qualquer bom entendedor judeu é clara. No Antigo Testamento Deus é chamado de Noivo. Aqui Jesus anuncia também Sua morte: "viria um dia quando o Noivo seria tirado." Isso mostra que morte de Jesus não foi um acidente da história, mas algo que fazia parte de um plano maior de Deus para salvar os que crer em Jesus.

As pessoas precisam entender que até João Batista vigorou uma forma de Deus tratar com o homem. Até ali o homem foi testado sob a Lei dada a Moisés, e ficou claro que ninguém seria capaz de ser salvo obedecendo aos mandamentos. A Lei foi dada para que todas as pessoas percebam que são pecadoras e precisam de um Salvador. Jesus, o Filho de Deus, é o Único capaz de obedecer a Lei, e ali estava Jesus prestes a trocar de lugar conosco. Ele se colocaria no lugar que nós merecíamos estar — sob o juízo de Deus e na morte — e nos colocaria no lugar de onde veio e onde não merecíamos estar: Em Deus, na Sua glória.

Mas não seria possível receber isso misturando a velha forma de Deus tratar com o homem — a Lei do Antigo Testamento — com a nova forma — a graça ou favor imerecido. Não seria possível tentar ser salvo por boas obras quando Deus quer salvar por Sua graça, independente da conduta ou boas obras. Tentar misturar as coisas seria como costurar remendo de pano novo em roupa velha. O rasgo ficaria ainda maior. Ou guardar vinho novo, ainda fermentando, em sacos de couro velho, que já não tinham elasticidade. Não é justamente isso que as religiões cristãs tentam fazer pegando coisas do Antigo Testamento? Não pegam apenas a ideia da salvação pela obediência aos mandamentos, mas também elementos exteriores do culto a Deus. Você não encontra nos ensinamentos dos apóstolos, revelada em suas cartas, coisas como templos, clero e sacerdotes fazendo o meio de campo entre Deus e os homens, usando colarinhos e vestes distintas para se diferenciarem daqueles a quem chamam de “leigos”. Você também não encontra altares, imagens, incenso, rituais... a lista é interminável. Leia as cartas dos apóstolos e verá que existe uma diferença enorme entre o que os primeiros cristãos faziam e esse cristianismo fantasiado de judaísmo que existe por aí.
A diferença entre a salvação por boas obras e a graça — entre judaísmo e cristianismo — é tão grande quanto a diferença entre a morte e a vida. E Jesus está a ponto de demonstrar todo o Seu poder trazendo uma menina morta de volta à vida.

CREIA NO SENHOR JESUS E VOCÊ SERÁ SALVO DA CONDENAÇÃO ETERNA NO LAGO DE FOGO

Leitura da Bíblia: 
"Enquanto estas coisas lhes dizia, eis que um chefe, aproximando-se, adorou a Jesus e disse: 'Minha filha faleceu agora mesmo; mas vem, impõe a mão sobre ela, e viverá'. E Jesus, levantando-Se, o seguia, e também os Seus discípulos. E eis que uma mulher, que durante doze anos vinha padecendo de uma hemorragia, veio por trás de Jesus e Lhe tocou na orla da veste; porque ela dizia consigo mesma: 'Se eu apenas tocar a veste de Jesus, ficarei curada'. E Jesus, voltando-Se e vendo-a, disse: 'Tem bom ânimo, filha, a tua fé te salvou'. E, desde aquele instante, a mulher ficou sã. Tendo Jesus chegado à casa do chefe e vendo os tocadores de flauta e o povo em alvoroço, disse: 'Retirai-vos, porque não está morta a menina, mas dorme'. E eles riram-se Dele. Mas, afastado o povo, Jesus entrou, tomou a menina pela mão, e ela se levantou. E a fama deste acontecimento correu por toda aquela região."
(Mateus 9:18-26)

Jesus foi se encontrar com duas pessoas, uma velha e outra nova, e curou as duas. Uma é menina, de doze anos, filha de um líder religioso, e ela estava quase morrendo. Mas os líderes religiosos não se opunham a Jesus? Sim, a maioria deles. Mas este, com sua única filha à morte, é um exemplo claro de como mudamos de opinião quando estamos em perigo de morte. O orgulho é abatido na beira da morte.

Alguém disse que não existem ateus nos campos de batalha e que as últimas palavras do mais convicto piloto ateu, gravadas na caixa preta do avião prestes a se espatifar no solo, são sempre as mesmas: “Meu Deus!”.

Enquanto Jesus caminhava em direção à casa da menina que viveu saudável por doze anos e acabou surpreendida pela morte, uma mulher que há doze anos sofre de uma hemorragia aproxima-se de Jesus. Não importa se você é jovem e saudável, a morte sempre está à espreita. E ainda que ela não chegue de forma precoce, como no caso da menina, todos os dias você perde um pouco de vida, como o sangue que se esvai daquela mulher. Ambas precisam de Jesus. Jesus é o Caminho a Verdade e a Vida.

A mulher acredita que basta tocar nas vestes de Jesus para ser curada. Faz isso por trás Dele, sem perceber que Ele já percebeu. Jesus percebe a mais leve manifestação de fé, a mais vacilante aproximação, o mais singelo toque. Ele se volta para a mulher e diz aquilo que todo ser humano devia desejar ouvir: “Ânimo, filha, a tua fé te curou!” (Mt 9:22). Algumas traduções diz: “a tua fé te salvou”.

Ao chegar à casa da menina dada como morta, Jesus diz que ela apenas dorme. A morte não é morte quando você tem Jesus ao seu lado. As pessoas no velório riam Dele. Enquanto você não tocá-Lo com fé, também irá rir de Jesus, sem perceber que sua vida está se esvaindo como uma hemorragia. Enquanto você não deixar que Jesus lhe pegue pela mão, como fez com a menina morta, continuará zombando, ignorando que espiritualmente você já morreu com seu orgulho.

Jesus dá a seguinte ordem sobre a menina morta: “Menina, Eu lhe ordeno, levante-se!” (Mc 5:41). Ah, nada como uma ordem, um comando do Senhor Jesus para trazer alguém da morte para a vida. Um dia essa ordem será dada, não apenas a uma menina que voltará a morrer depois, mas a milhões de pessoas que creram no Senhor Jesus e terão seus corpos ressuscitados para viverem para sempre com o Senhor. Você estará entre elas? Você crê no Senhor Jesus?
Para entender isso é preciso que você peça a Jesus que lhe ajude a enxergar. Como Ele fez com os dois cegos que veremos na próxima mensagem.

Jesus é o Senhor!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário