AQUELE QUE SE HUMILHAR SERÁ EXALTADO.



O ESPÍRITO DO SENHOR É O QUE NOS VIVIFICA".

Leia na Bíblia: Mateus 15:21-28.

Depois do Seu encontro com os fariseus, que eram judeus genuínos e tinham direito às promessas de Deus feitas no Antigo Testamento, Jesus sai das terras de Israel e vai para a região de Tiro e Sidom. Uma mulher cananeia aparece gritando: “Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim!” (Mt 15:22). Ela pede que Ele cure sua filha.

Filho de Davi era o título que indicava a conexão de Jesus com Israel. Uma cananeia não podia chamá-lo assim, querendo parecer israelita. Um estrangeiro não pode pleitear direitos que são exclusivos dos cidadãos.

Os discípulos querem livrar-se dela, mas Jesus tem outros planos. Primeiro Ele explica que foi enviado às ovelhas perdidas de Israel, não aos gentios, que não faziam parte da aliança de Deus com os judeus. Mesmo assim a mulher suplica, deixando de lado o título “Filho de Davi”, e diz simplesmente “Senhor, ajuda-me!” (Mt 15:25).

Jesus quer ver até onde a mulher está disposta a abrir mão de tudo para salvar sua filha. Por que você acha que Ele saiu de sua terra se não fosse para ajudar um estrangeiro? Ele diz que não é certo tirar o pão dos filhos para lançá-lo aos cachorrinhos. Os judeus consideravam os não judeus como cães impuros.

Deus prova a nossa fé para ver o quanto de confiança própria ainda resta em nós. A mulher aceita ser colocada no mesmo nível dos cães, mas alega que até os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos. Pronto, Jesus fica satisfeito e diz a ela: “Mulher, grande é a sua fé! Seja conforme você deseja” (Mt 15:28). Imediatamente após a ordem dada através da palavra que saí da boca de Jesus a filha da mulher é curada.

Não há salvação sem humilhação. Nós não seremos salvos enquanto continuarmos achando que merecemos ou temos algum direito. Não temos e nem merecemos. Deus quer nos salvar porque Ele nos ama, não porque exigimos ou fazemos algo para merecer. É por isso que se chama Graça, que é um favor imerecido.

O empecilho à salvação é a sua justiça própria, a sua auto-confiança em si mesmo, o seu "eu"(ego). Jesus quer libertar você destas coisas. Negue-se a si mesmo, não faça os desejos da sua vida da alma, e da sua carne. Viva no Espírito! Pois o Espírito é o que nos dá VIDA, a carne nos trás morte espiritual e para nada serve.

Se a salvação é de graça isso é só porque Cristo morreu para pagar pelos nossos pecados na cruz e ressuscitou. Enquanto você se achar mais do que um simples vira-lata não saberá o que é graça. Eu sei, isso é péssimo para o ego, mas é também do nosso ego que Jesus quer libertar-nos.

Agora Jesus volta à terra de Israel e reencontra os religiosos que se acham justos e confiam em si mesmos. Isso veremos na próxima mensagem.


Jesus é o Senhor!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário