A Cura do Paralítico | Deus é Fiel e Justo para nos perdoar



A CURA DO PARALÍTICO

Leitura da Bíblia:
"Entrando Jesus num barco, passou para o outro lado e foi para a sua própria cidade. E eis que Lhe trouxeram um paralítico deitado num leito. Vendo a fé deles, Jesus disse ao paralítico: 'Tem bom ânimo, filho; estão perdoados os teus pecados.' Mas alguns escribas diziam consigo: 'Este blasfema'. Jesus, porém, conhecendo os pensamentos deles, disse: 'Por que cogitais o mal no coração de vocês? Pois qual é mais fácil? Dizer: Estão perdoados os teus pecados, ou dizer: Levanta-te e anda? Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem sobre a terra autoridade para perdoar pecados — disse, então, ao paralítico: Levanta-te, toma o teu leito e vai para tua casa.' E, levantando-se, partiu para sua casa. 
Vendo isto, as multidões, possuídas de temor, glorificaram a Deus, que dera tal autoridade aos homens."
(Mateus 9:1-8)

Na mensagem anterior vimos Jesus demonstrar ter poder sobre os seres espirituais, o mar e os ventos. Agora vemos Jesus revelar que conhece os pensamentos das pessoas e tem autoridade para perdoar pecados. Você ainda tem dúvidas de que estamos diante do Filho de Deus encarnado?

Os amigos do paralítico fizeram grande esforço para levar o enfermo até Jesus. São obrigados a descer a maca com o enfermo por uma abertura no telhado, de tanta gente que se aglomera à porta da casa onde Jesus estava. Jesus viu a fé deles — dos amigos e do paralítico — e... cura o homem? Ainda não. Primeiro Jesus perdoa os pecados do paralítico. Isso mesmo, Jesus diz: “Seus pecados estão perdoados”. Diante disso alguns religiosos judeus pensam consigo mesmos: “Este homem está blasfemando!” (Mt 9:2-3). Jesus lê os pensamentos deles e cura o paralítico para mostrar que tem poder tanto para curar como para perdoar pecados.
Por que os judeus consideram blasfêmia perdoar pecados? Porque só Deus pode fazer isso. Agora preste atenção na reação das pessoas. A multidão fica maravilhada quando vê o paralítico andar, mas isso não aconteceu quando Jesus fez o mais importante: salvar aquele homem perdoando seus pecados.

É assim mesmo. Ficamos impressionados com aquilo que é visível, mas a pessoa que realmente crê em Jesus se ocupa com o mundo invisível, aquele que não depende dos olhos, mas da fé. Pregadores que prometem saúde, prosperidade e sorte no amor são extremamente populares neste mundo caído e passageiro. O que pouca gente percebe é que saúde, prosperidade e relacionamentos afetivos têm data de validade, enquanto o perdão dos pecados não. Este é eterno.

Quando a tecnologia permitiu ao homem explorar o mundo submarino descobrimos que existe muito mais vida na água do que fora dela. Quando a fé olha para o invisível enxerga as coisas que são realmente importantes. Vivemos preocupados com o que é aparente e julgamos segundo as aparências. Por exemplo, você iria querer ser visto por aí acompanhado de ladrões, corruptos e prostitutas? Eram pessoas assim que Jesus atraía e continua atraindo para levá-las ao arrependimento e salvá-las da condenação eterna no lago de fogo.

SE CONFESSARMOS OS NOSSOS PECADOS, DEUS É FIEL PARA NOS PERDOAR E NOS PURIFICAR DE TODA A INJUSTIÇA.

Leitura da Bíblia: 
"Partindo Jesus dali, viu um homem chamado Mateus sentado na coletoria e disse-lhe: 'Segue-Me!' Mateus se levantou e seguiu Jesus. E sucedeu que, estando ele em casa, à mesa, muitos publicanos e pecadores vieram e tomaram lugares com Jesus e Seus discípulos. Ora, vendo isto, os fariseus perguntavam aos discípulos: 'Por que come o vosso Mestre com os publicanos e pecadores?' Mas Jesus, ouviu e disse: 'Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes. Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero e não sacrifícios; pois não vim chamar justos, e sim pecadores ao arrependimento."
(Mateus 9:9-13)

Na mensagem acima vimos Jesus perdoar os pecados de um paralítico e depois curá-lo. A multidão se maravilhou com o milagre visível da cura, mas o milagre invisível do perdão dos pecados e da salvação daquele homem só gerou indignação entre os religiosos. Afinal, só Deus pode perdoar pecados.
Mateus, o escritor do evangelho, é um pecador. Ele sabe disso, e tem convicção. Afinal, ser um publicano ou coletor de impostos em seus dias significa ter uma das profissões mais odiadas. Publicanos são conhecidos por cobrarem impostos injustos, se aproveitarem do cargo para o enriquecimento ilícito e são também considerados traidores: trabalham para o inimigo, o invasor romano.

Jesus vê Mateus na coletoria, o chama, e Mateus deixa tudo para segui-Lo. Muitos escutam este convite, mas poucos estão dispostos a embarcar na aventura de um relacionamento pessoal com o Filho de Deus, aquele que veio chamar pecadores e tem autoridade e poder para perdoar pecados.

Mateus prepara um banquete para Jesus em sua casa e convida seus amigos, obviamente publicanos como ele e outros de reputação duvidosa. “Por que o mestre de vocês come com publicanos e ‘pecadores’?” perguntaram os religiosos judeus aos discípulos. (vs. 11). Para os religiosos, que não se misturavam com gente daquela espécie, algo assim é inconcebível.

“Não são os que têm saúde que precisam de médico.” — é o que os religiosos escutam Jesus dizer — “Eu não vim chamar justos, mas pecadores ao arrependimento”. A mensagem é clara. Muitos tipos de câncer tem cura quando diagnosticados a tempo, mas para quem ignora a doença, não tem cura. O mesmo acontece com o pecado. Esse é o caso dos religiosos.

Jesus tem mais a dizer àqueles religiosos que se consideram melhores do que os outros por viverem segundo os preceitos de sua religião: “Desejo misericórdia, e não sacrifícios”, disse Jesus.

E Deus só pode exercer sua misericórdia, que é infinita, quando encontra um pecador convicto. Aquele que se arrepende e confessa o seu pecado ao Senhor, certamente Ele o perdoará. Assim como fez com Mateus, Jesus chama por aquele que sabe que não tem um átomo sequer de bondade para oferecer a Deus em troca do perdão de seus pecados. Alguém que sabe que nenhum sacrifício vindo de si mesmo poderá salvá-lo, pois o único sacrifício eficaz Deus já providenciou: a morte de Seu Filho na cruz para pagar pelos nossos pecados; e o ressuscitou como prova de que Ele tem poder sobre tudo e todos.

Aqueles religiosos fariseus jamais iriam entender a misericórdia e a graça de Deus enquanto considerassem que a salvação era por mérito próprio, pela guarda da lei, de preceitos e de mandamentos. Tentar misturar as coisas seria como fazer remendo de pano novo em roupa velha.


Jesus é o Senhor!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário