14 - As condições nas quais uma pessoa é iluminada por Deus.



As pessoas podem estar em várias condições quando são iluminadas por Deus. Algumas não têm o coração atraído pelo Senhor depois de salvas. Por isso, quando estão felizes, participam das reuniões e oram; quando estão deprimidas, não se reúnem nem oram. Muitas vezes, porém, quando caminham na rua ou estudam, de repente têm um sentimento de que devem ir a Deus e orar. Uma vez que oram, logo sentem que são pecadoras e, quanto mais confessam, mais descobrem que estão cheias de pecado. Dessa forma, são reavivadas pelo Senhor e muitos talvez indaguem o que aconteceu com elas. Uma vez iluminadas por dentro e despertadas pelo Senhor, logo dão o primeiro passo: arrependem-se, confessam o pecado, purificam-se e começam a ler a Bíblia. Quanto mais lêem a Bíblia, mais ficam cheias de luz. Como resultado, adoram pregar o Evangelho. No começo pessoas assim não tinham um coração voltado para Deus, mas foram escolhidas e iluminadas por Ele. 

Há outro tipo de pessoa, cuja condição interior fica exposta quando ouve uma mensagem. Nesse momento ela faz uma confissão cabal e fica cheia de paz interior. Outra pode ser atraída ao ouvir o testemunho de alguém. Como resultado, ela vai a Deus para pedir que Ele resplandeça. Por fim, ela é iluminada por Deus e faz uma confissão cabal. Outro tipo de pessoa, após ter comunhão com os irmãos, sente que deve ir a Deus e ser iluminada por Ele. Como resultado, também recebe o resplandecer e assim confessa os pecados cabalmente. Há ainda outro tipo de pessoa, que tem o sentimento de que é pecadora quando está numa reunião de oração, com um pequeno ou grande número de pessoas. Quando obtém o sentimento, ela confessa cabalmente e também recebe o resplandecer.

Há outro tipo de pessoa, que pode ouvir uma exortação e perceber que, para progredir em vida, um cristão deve confessar cabalmente os pecados. Como resultado, ela ora: "ó Senhor, oro para que resplandeças em mim e perdoe-me de todos os meus pecados". Ela ora dessa maneira um ou dois dias, e ao terceiro dia, Deus de fato resplandece sobre ela. Por fim, há certo tipo de pessoa que ora e Deus aos poucos lhe mostra que ela é pecadora. 

Determinação expressa nossa busca diante de Deus. Assim, todos devemos voltar-nos a Deus e Lhe dizer: "ó Senhor, preciso de Teu brilhar. Então peço que resplandeças em mim e mostres meus pecados. Sei que há um principio aqui: Se não sou iluminado e meus pecados não são expostos, não há como crescer em vida". A esse tipo de oração Deus está bem disposto a responder e irá responder prontamente.

Outra classe de pessoa pode ser iluminada quando pede algo a Deus. Deus não lhe dá, mas em vez disso lhe mostra que ela está errada. Essa situação é comum entre as crianças. Uma criança pode ir até o pai, estender as mãozinhas e dizer de maneira animada: "Papai, me dá um doce". Então o pai dirá: "Olhe suas mãos; elas estão muito sujas. Vá lavá-las". Então a criança pode lavar a mão e pedir um doce novamente. O pai então pode tirar um espelho e pedir que ela olhe seu rosto sujo, e a criança vai lavar o rosto. Após lavar o rosto, ela pode pedir o doce de novo. Então o pai vai mostrar-lhe que seu pescoço e roupas estão sujos. Finalmente, após lavar o pescoço e trocar de roupa, todo o seu ser fica limpo. O mesmo acontece com as pessoas quando vão orar a Deus; pedem a Ele isso e aquilo. Deus não somente não responde, mas também lhes mostra como estão impuras. Só assim saberão o que é seguir a Deus, abandonar o mundo e rejeitar o pecado. Só então elas terão um começo na vida espiritual. 

Se uma pessoa não tem a experiência de ser iluminada, quando muito vai entender meras doutrinas e nunca terá começado seu caminho espiritual. Ela não terá nenhum ódio para com o pecado nem terá sentimento algum para com a imundície. Permanecerá desse modo até que Deus resplandeça sobre ela e lhe mostre sua condição pecaminosa, levando-a a confessar os pecados. Esse sentimento para com a condição pecaminosa sempre dura alguns anos, e não alguns dias. Além disso, esse sentimento em relação a sua corrupção, malignidade e transgressão irá mantê-la na presença de Deus para que Ele possa brilhar nela e limpá-la. 

Que Deus em Cristo possa iluminar-nos e nos mostrar a nossa condição diante Dele. Que possamos nos arrepender de todos os nossos pecados e sermos purificados pelo precioso sangue do Senhor Jesus Cristo.

Livro: "Os Puros de Coração". (Witness Lee)

Jesus Cristo é o Senhor!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário