11 - Precisamos lançar fora todo fermento (corrupção) que há em nossa vida.



PRECISAMOS LANÇAR FORA TODO O FERMENTO (Corrupção) QUE HÁ EM NOSSA VIDA.

Os filhos de Israel no Antigo Testamento tipificam a nós, que fomos salvos pela Graça. O fato de celebrarem a Páscoa tipifica sermos salvos pela Graça. Eles foram salvos ao imolar um cordeiro e aspergir seu sangue nas ombreiras e na verga da porta. Hoje, quando recebemos o Senhor e "colocamos Seu sangue sobre nós", o juízo e a ira de Deus passam por cima de nós e somos salvos. Logo após a Festa da Páscoa, os israelitas guardavam outra festa, chamada dos Pães Asmos. Não havia intervalo entre as duas. A Festa dos Pães Asmos era logo após a da Páscoa. Os filhos de Israel comiam a Páscoa na noite do décimo quarto dia do primeiro mês do ano. Nessa noite eles começavam celebrando a Festa da Páscoa e na noite seguinte celebravam a Festa dos Pães Asmos. O começo da Festa da Páscoa pode também ser considerado o começo da Festa dos Pães Asmos. Portanto, uma vez que somos salvos e celebramos a Festa da Páscoa, logo devemos celebrar também a Festa dos Pães Asmos. 1°Coríntios 5 diz: "Lançai fora o velho fermento, para que sejais nova massa, como sois, de fato, sem fermento" (v. 7a). Isso quer dizer que uma vez salvos devemos lançar fora o velho fermento. Que significa isso? Na Bíblia o fermento representa a corrupção. A razão pela qual a massa cresce é o fermento que há nela. Há um elemento de corrupção no fermento que leveda toda a massa em poucas horas. Então o fermento na massa refere-se à corrupção. 

Todos os seres humanos caídos têm uma vida corrompida. Alguns podem perguntar: "Que você quer dizer com 'vida corrompida'? Que é o fermento em nosso viver?". Podemos usar um jovem como exemplo. Todos conhecemos a situação dos jovens. A mente de um adolescente pode ser limpa e pura, mas quando ele entra no segundo grau, talvez comece a ler romances. Então esses livros começam a entrar nele como fermento, até que um dia se torne azedo e fétido, fazendo com que essa pessoa, que antes era pura, aos poucos se corrompa. 

Alguns dizem que os filmes são bons e podem ser muito úteis se forem usados com propósitos educativos. É verdade que em alguns aspectos os filmes podem ser muito úteis, mas infelizmente hoje em dia as pessoas fazem mau uso dos filmes. Os pais sabem que o mercado está cheio de filmes que não iluminam a mente dos jovens; antes, estimulam neles a maldade. Muitas vezes, embora o filme seja bom, surgem muitos problemas devido ao ambiente inadequado em que é assistido. Precisamos saber que os cinemas são mais sujos do que os chiqueiros. Alguns jovens me perguntam indignados: "Também é errado assistir filmes sobre ciência ou história?". Não há nada de errado em assistir esses filmes, se são mostrados na escola, mas não devemos ir ao cinema, porque esse ambiente é sujo demais.

Também podemos ilustrar esse ponto usando um calendário. Um calendário é bom e útil, mas algumas pessoas gostam de imprimir neles figuras impróprias. Que é isso? É fermento, que é dispensado sutilmente ao homem e faz com que muitos jovens azedem e cheirem mal. Os médicos e os biólogos dizem que o mundo todo está cheio de germes, ou seja, cheio de fermento. Esse é o mundo da corrupção. Os pensamentos e ações de muitas pessoas têm influência degradante. Só por viver em um mundo corrompido, quer tenhamos consciência disso quer não, continuamente somos contaminados por coisas e germes contaminadores. Quando fomos salvos, a ira de Deus passou por cima de nós. Todavia ainda estamos cheios de germes e corrupção. Como o Senhor pode trabalhar em pessoas como nós? Ele não pode. Se queremos que Ele trabalhe em nós, primeiro precisamos permitir que Ele nos purifique. 

Depois que os filhos de Israel celebravam a Festa da Páscoa, logo celebravam a Festa dos Pães Asmos. Muitos cristãos celebram a Páscoa, mas poucos guardam também a Festa dos Pães Asmos. Certa vez fui convidado a uma festa do amor. Ao entrar na casa, vi algo que me deixou muito incomodado. Se você sempre vive num ambiente de ar fresco, ao entrar num ambiente com pouco ar fresco, logo ficará incomodado. Seu sentimento será muito sensível. Porém os que estão acostumados a viver nesse tipo de ambiente não apenas não percebem a falta de ar fresco, mas até mesmo dizem que você é esquisito. Eu era convidado naquele dia, então não achei conveniente dizer algo. Todos sentamos ali cantando e louvando a Deus, mas havia um calendário com uma foto inadequada pendurado na parede. Isso é como comer uma deliciosa refeição ao lado de um monte de estrume; o gosto é nojento.
 
Muitos são de fato salvos, mas não estão limpos do fermento. Se um pequeno e humilde servo de Deus como eu se sentiu desconfortável ao entrar naquela casa, como poderia o próprio Deus sentir-se à vontade ali. Vários outros cristãos também estavam ali, mas nenhum deles teve qualquer sentimento. Enquanto alguns na casa liam a Bíblia, havia algo impuro pendurado na parede. Isso mostra que essa família nunca lançou fora o fermento nem trilhou seriamente o caminho de Deus. Deus não tem caminho para fazer uma obra mais profunda nesse tipo de pessoa. 

Nós que fomos salvos precisamos ser sérios em tomar esse caminho. Antes de ser salvos, os jovens adoravam ler romances, mas depois de salvos, todas essas coisas devem ser queimadas ou jogadas fora. Eles nunca devem dar esses livros aos colegas. Se os derem aos colegas, não lhes farão um favor; antes, irão prejudica-los. Em 1944 fui a Weihaiwe para pregar o Evangelho. A maioria da congregação ali era de funcionários da alfândega. Quase todas as esposas eram salvas, contudo a casa delas era cheia de majong1 e jogos de mesa. Depois de salvas, elas não tinham paz interior, então vieram e me perguntaram: "Temos peças de majong de boa qualidade, e todas custaram caro. Que devemos fazer com elas?". Eu fiz outra pergunta: "Por que vocês me perguntam?". Elas responderam: "É que não sentimos paz". Então eu lhes disse: "Se não sentem paz, então por que ainda precisam perguntar-me? Se sentem que algo cheira mal, ainda perguntariam se devem comer aquilo ou não? Se já sentiram o cheiro desagradável desse jogo, não precisam perguntar se devem jogá-lo". Elas responderam: "Então é melhor dálas a alguém". Dar suas peças de majong a alguém é pior do que ser bandido. O bandido que rouba o dinheiro das pessoas prejudica-as por pouco tempo, mas dar seu jogo pode arruinar a vida de alguém e prejudicar pessoas por duas ou três gerações. Finalmente elas voltaram e espalharam essa palavra entre si, e reuniram todos os seus jogos. Então eu disse: "Vocês devem queimar as peças como testemunho ao Senhor". Então elas as juntaram, empilharam e, enquanto liberávamos uma mensagem dentro da casa, queimaram no quintal todas as peças dos jogos de majong e dominós chineses. Esse é um exemplo de purificar-se do fermento. 

Em 1938 fiquei hospedado com alguém em Peiping (Beijing) que trabalhava no Hospital União. Um dia ele me disse que queria saber se o Senhor estava contente com o guarda-chuva de seda que ele tinha na sala de estar. Eu era mais novo do que ele, então respondi com muito respeito: "Depois de ter gastado tanto dinheiro para comprá-lo, por que o senhor agora acha que ele não é bom!". Ele respondeu: "O guarda-chuva em si não é o problema. O problema é que há um dragão estampado. Você acha que algo com um desenho de dragão deve ser guardado na casa de um cristão!". Então eu lhe disse que desde o primeiro dia em que entrei em sua casa, toda vez que olhava para aqueles quatro dragões, ficava muito incomodado por dentro. O sentimento desse irmão foi resultado de ler o livro de Apocalipse. Quando leu que o diabo é um dragão, ele se perguntou: "Se eu pertenço ao Senhor, por que ainda permito que algo de Satanás permaneça em minha casa!". Satanás é muito enganoso. É por essa razão que hoje as pessoas não somente têm figuras de dragão, mas também usam enfeites de dragão, fazem a dança do dragão e até vestem roupas decoradas com dragões. Elas estão completamente envolvidas com dragões. 

Em 1936, quando eu estava em Tientsin, uma irmã convidou alguns de nós para jantar. Seu marido era um arquiteto muito famoso, e o teto de sua sala de jantar era cheio de figuras de dragão. O marido não estava em casa na ocasião do jantar. Ela disse que toda vez que jantava naquela sala, ficava incomodada. Perguntei o motivo, e ela disse que era por causa dos dragões no teto. Então perguntei por que ela não gostava de dragões, se todos gostavam. Todos têm imagem de dragão nas chaleiras ou nas roupas. Ela me disse que, por ser filha de Deus, não deveria permitir que essas coisas permanecessem em sua casa, mas, como seu marido não estava disposto a retirá-las, isso estava fora de seu controle. Eu a consolei dizendo que se algo não depende de nós, então não é problema nosso.

Uma vez salvos, devemos permitir que o Senhor nos ilumine para que vejamos se há alguém que ofendemos ou tratamos injustamente. Se tivermos feito isso, deveremos lidar cabalmente com qualquer problema que tivermos com essa pessoa. Além disso, se obtivemos algo de forma injusta, quer seja de alguém de casa ou do trabalho, temos de lidar com essa questão de modo cabal. Se estivermos dispostos a ir ao Senhor para conferir como estamos, descobriremos que todo nosso ser está cheio de fermento. Certa vez, o doutor americano F. B. Meyer foi à Inglaterra para pregar. Ele disse que de forma alguma um cristão seria abençoado se apenas ouvisse sermões dia após dia e não estivesse disposto a ser disciplinado nem tivesse sentimento nenhum ao roubar o dinheiro do gerente ou gastar os fundos da empresa. Depois daquele sermão, todos os papéis de saque bancário das agências postais vizinhas acabaram vendidos em poucas horas. Por que isso aconteceu! Porque muitas pessoas, depois de ver suas injustiças, foram adquirir boletos de saque bancário para restituir o dinheiro que tinham retirado. Naquela reunião o doutor Meyer usou um jovem como exemplo. Ele disse: "Esse jovem roubou três libras e dezoito xelins de seu patrão e até agora não devolveu o dinheiro. Então ele perguntou ao jovem: "Você tem paz interior!". Mais tarde alguém convidou o doutor Meyer para uma refeição. O jovem o esperava por ali e disse: "Alguns anos atrás eu realmente roubei três libras e dezoito xelins de meu patrão, e não tenho paz. Comprei um cheque de três libras e dezoito xelins e pus num envelope para devolver a ele. Diga-me, por favor, estou fazendo a coisa certa!".

Certa vez Charles Spurgeon usou um exemplo em sua pregação, dizendo: "Há um jovem aqui que está usando um par de luvas que roubou, e deve devolvê-Ias". Quando disse isso, foi sem nenhuma intenção particular, mas depois de ter dito, um jovem foi a ele e disse: "as luvas que estou usando foram realmente roubadas de meu patrão. Como você sabia?". Spurgeon disse: "Eu não sabia de nada. Quando eu falava, fui inspirado a dizer isso". Muitos cristãos não têm nenhum problema com a salvação, mas nunca lidaram com os bens adquiridos de forma injusta. Se queremos seguir o Senhor de maneira séria, devemos lançar fora todos os ídolos, as imagens dos ancestrais e as coisas roubadas que temos em casa devemos devolver. 

Muitos anos atrás em Kaifeng, província de Honan, havia uma irmã que tinha uma imagem de Jesus em casa. Ela se ajoelhava para adorar a imagem todos os dias e, a cada refeição, ela tomava uma porção da comida para oferecer à imagem. Mais tarde, ficou possuída por demônios. Uma irmã que a conhecia escreveu para mim e disse: "Podemos adorar uma imagem de Jesus? Por que essa irmã foi possuída por um demônio, embora adorasse uma imagem de Jesus?". Eu respondi que não devemos adorar nem mesmo uma imagem de Jesus. Temos de usar nosso espírito para adorar o próprio Jesus. O Evangelho de João nos mostra que, quando adoramos o Senhor em espírito e em verdade, Ele nos aceita. Não devemos adorar nenhuma imagem, nem mesmo a de Jesus, porque há demônios por trás de todas às imagens, até' mesmo da imagem de Jesus.

Precisamos orar muito e nos voltar a Deus. Precisamos deixar que Ele nos ilumine e nos mostre se há algo em casa, em nosso ser ou a nossa volta que Lhe desagrada. Por exemplo, antes de alguns serem salvos, sua sogra lhes causava grande sofrimento, e eles não gostavam dela. Uma vez salvos, porém, essa antipatia deve ser removida. A antipatia da sogra pela nora tem de ser removida. Em suma, se não gostamos de alguém ou guardamos ressentimento contra alguém - quer seja família, amigos ou colegas - devemos confessar e lidar completamente com qualquer problema que haja entre nós. Dessa maneira, mesmo se não pregarmos o Evangelho, essa pessoa será salva mediante nosso procedimento.
Depois que uma irmã creu no Senhor, ficou muito incomodada quando se lembrou de todas as vezes que foi dura com a nora. Ela desejava que a nora fosse salva, mas não tinha coragem de lhe pregar o Evangelho. Ela veio ver-me, e eu lhe disse: "Você perseguiu sua nora antes de ser salva e acha que agora ela vai ouvi-Ia? Você precisa confessar isso a ela". Ela respondeu: "Eu sou a sogra; como posso confessar isso a minha nora?". Perguntei se ela queria o Senhor ou preferia preservar sua dignidade, se ela queria que a nora fosse salva ou fosse para o inferno? Ela disse: "No passado eu a persegui; se eu confessar a ela, e mais tarde ela me perseguir, que vou fazer?". Eu disse que ela deveria confiar que o Senhor lhe concederia Graça nessa questão. Alguns dias depois ela veio a mim e disse: "Depois que confessei a minha nora, ela chorou, e eu também chorei. Então nós duas nos ajoelhamos para orar juntas, e ela foi salva". Você vê isso? Às vezes podemos conduzir as pessoas à salvação mesmo sem pregar o Evangelho. Podemos ser negligentes, mas nosso Deus nunca é negligente. Não devemos ser descuidados ou nos desculpar nessas questões; antes, devemos remover todo o fermento. Dessa maneira um dia todo o nosso ser será completamente purificado e livre de toda impureza, por dentro e por fora. Além disso, todas as coisas em nossa família também serão limpas. Uma pessoa livre de impurezas é material limpo na mão do Senhor. 

Livro: "Os Puros de Coração". (Witness Lee)

Jesus Cristo é o Senhor, o único e suficiente Salvador.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário