08 - O Senhor deseja purificar nosso coração.



2°Coríntios 3:12-18 é uma porção maravilhosa do Novo Testamento. Por um lado, diz que os filhos de Israel estão encobertos por um véu; por outro, diz que, quando o coração deles se volta ao Senhor, o véu é retirado. Remover o véu não depende de outra coisa senão de voltar o coração ao Senhor. Quando o véu não é retirado, não há luz, mas, uma vez que o coração se volta ao Senhor, o véu é retirado. O véu refere-se a tudo o que buscamos que não seja o Senhor. Quando nosso coração se volta ao Senhor, o véu é retirado. Todos os véus são provenientes de nosso coração não estar centrado no Senhor. Portanto o versículo 16 diz que, quando nosso coração se volta ao Senhor, o véu é retirado. Uma vez que nosso coração se volta ao Senhor e O deseja de maneira pura e singela, tornamo-nos puros de coração. Alguém puro de coração não conhece nada; só o Senhor. Não deseja nada; somente o Senhor. Alguém puro de coração não cobiça nada no mundo nem no reino espiritual. Ele pode dizer: "ó Senhor, quem mais tenho eu no céu além de Ti? Não há outro em quem eu me compraza na terra". Seu coração é puro e não está encoberto por nenhum véu. Além do mais, quando os véus são retirados, a luz entra e a pessoa logo passa a enxergar. Todos precisamos perceber qual é nosso problema: é que nosso ser interior não é puro e ainda temos muita mistura em nós. Portanto nosso coração precisa voltar-se ao Senhor.

Alguns talvez perguntem: Como saber se estamos concentrados em algo que não seja o Senhor? Como saber o que é isso? E como saber se estamos concentrados no Senhor ou em algo mais? Na verdade, todos já sabemos. Todos os problemas dependem de estarmos ou não dispostos a ser quebrantados e receber a disciplina da cruz. No exemplo anterior, o irmão discutiu comigo e tentou justificar-se. Não creio que ele não tivesse por dentro nenhum sentimento negativo enquanto discutia. Nem creio que uma pessoa que gosta de se gabar não tenha sentimento semelhante. Todos têm esse tipo de sentimento, mas a questão é se estão dispostos ou não a acatá-lo. 


2°Coríntios 3:16 diz: "Quando, porém, algum deles se converte ao Senhor, o véu lhe é retirado". O versículo 17 diz: "Ora, o Senhor é o Espírito; e, onde está o Espírito do Senhor, ai há liberdade". Quando colocamos esses dois versículos juntos, eles dizem: "Quando algum deles se converte ao Senhor [...] e o Senhor é o Espírito". Que significa isso? O apóstolo escreveu esses versículos próximos um do outro porque sabia que as pessoas perguntariam:


"Você quer que eu me volte ao Senhor, mas onde Ele está?". O apóstolo respondeu a essa pergunta indiretamente, dizendo que o Senhor é o Espírito. Quando as pessoas nos perguntam como é possível saber se voltaram o coração ao Senhor, devemos devolver-lhes a pergunta e questionar se têm ou não liberdade interior. Você acha que o irmão argumentador que mencionei tinha liberdade? Creio que quanto mais discutia comigo, menos liberdade tinha interiormente. Quanto mais ignorava o sentimento interior e refutava minhas palavras, mais o espírito nele ficava preso. Por fim, ele não terá nenhuma luz. Uma vez que uma pessoa que gosta muito de se gabar começa a fazer isso, seu ser interior fica sem liberdade porque o Senhor que é o Espírito está preso nela. Devemos perguntar-nos: preferimos voltar-nos a nossa gabarolice ou ao Senhor, que não tem liberdade em nós?

Com certeza alguém que ama o dinheiro ou os filhos mais do que o Senhor tem algum sentimento interior. Todos podem testificar que há um sentimento particular em nós quando amamos o dinheiro; sentimo-nos amarrados e oprimidos por dentro. Então quando abrimos a boca para orar, os outros sabem que há algo errado conosco: o Senhor em nós não está livre; está preso. Se ainda amamos o dinheiro ou os nossos filhos mais do que o Senhor, como não ter um sentimento de inquietação? No entanto, se estivermos dispostos a nos voltar ao Senhor que ficou preso em nós, logo teremos liberdade e seremos cheios de luz. Quais são as barreiras e as coisas que buscamos que não são o Senhor? Sem dúvida essas coisas nos deixam inquietos. Quando nos sentimos inquietos ou desconfortáveis a respeito de uma questão, isso é uma barreira; é algo que buscamos que não é o Senhor. Precisamos deixar o Senhor quebrar essas coisas sem nenhuma objeção. 


Quando vemos o zelo de alguns jovens, não podemos negar que eles amam e buscam o Senhor. No entanto ainda têm problemas interiores. Embora cada um seja diferente, alguns de seus problemas são bem parecidos. Ano passado, quando não estavam dispostos a buscar o Senhor e por Ele não tinham fervor, tinham um problema especifico; este ano, em que estão dispostos a buscar o Senhor e são fervorosos por Ele, ainda têm o mesmo problema. Quando são disciplinados num aspecto, têm esse problema fundamental; quando são disciplinados noutro aspecto, o problema ainda está lá. O problema é que, toda vez que alguém acha uma falha no que fazem, eles sempre arrumam uma desculpa. Mesmo quando o erro é óbvio, eles ainda não estão dispostos a admiti-lo. Eles não devem esperar o Senhor mostrar-lhes o erro para depois dizer: "Desculpe-me, eu errei". Na verdade, é raro ouvir um jovem dizer isso. Quando alguém lhes mostra o erro, eles não somente não estão dispostos a admiti-lo, como também dão muitas desculpas. Esse é um exemplo de que estão encobertos, pois ficam relutantes em receber a luz interior.


Se deixarmos de receber luz por muito tempo, perderemos o sentimento interior e cairemos em trevas. Quando outros apontam nossos erros, devemos ser capazes de dizer: "Desculpe-me, a culpa foi minha. Por favor, me perdoe". Se fizermos isso, teremos clara compreensão da luz. No entanto, quando outros acham defeito em nós, podemos desculpar-nos, argumentando que são erros inevitáveis. Além do mais, quando vêm a nós novamente, podemos continuar a nos defender. Isso indica que nosso ser interior está completamente encoberto e em trevas. Quando alguns discutem com o cônjuge em casa, têm um sentimento de inquietação interior. Na verdade todos têm esse sentimento, mas por fim, por causa da constante prática de discussão, eles o perdem. Portanto não devemos afirmar que nossas atitudes são racionais.

Mesmo quando fazemos algo racional, não devemos lutar por isso, porque até mesmo nossa "racionalidade" tem um pouco de ego em si. Desde que tenhamos luz e sentimento interior, devemos aceitar o quebrantamento e a disciplina que vêm com essa luz. Dessa forma, não estaremos em trevas.

Precisamos arrepender-nos diante do Senhor por nossa incapacidade de ver a luz. Na vida da igreja lemos a Bíblia todos os dias, mas ainda assim podemos não ter luz. Temos a Bíblia na mente, mas não há nada de luz em nós. Também servimos ao Senhor intensamente, mas não há luz ou realidade em nosso serviço, e não sabemos por que servimos. Não somente isso, enquanto trabalhamos, nosso interior pode estar cheio de confusão e trevas. Vivemos a assim chamada vida espiritual dia a dia sem nenhuma visão espiritual nova, e em nosso interior parece faltar algo. Todos os dias levantamos cedo para ler a Bíblia. Todo dia visitamos as pessoas e cuidamos delas, e ainda assim não ter nenhuma nova visão ou sentimento interior.

No entanto uma pessoa que vive na presença do Senhor é renovada e brilha todos os dias. Toda vez que ela vai ao Senhor, recebe luz. Essa não é a luz que viu ontem, mas a nova luz que vê hoje. Seu ser interior está sempre claro e certo da direção de seu serviço e do mover do Espírito Santo. Não somente sabe a direção do mover da igreja, mas também conhece o propósito de Deus para a igreja na terra. Seu sentimento interior é sempre novo e claro. Esse tipo de pessoa sempre aprende algo novo e recebe novo iluminar cada dia. Quando as pessoas a contatam, embora exteriormente não pareça muito carinhosa, seu interior é fresco e novo, claro e transparente como cristal. Alguns que são salvos, mesmo depois de ter recebido a Graça do Senhor, podem comportar-se de modo grosseiro; o problema é que seu coração não é totalmente puro para o Senhor. Eles são muito complicados interiormente, então, quando têm um sentimento, não estão dispostos a acatá-lo. Todos temos o sentimento em nós, no entanto nem sempre estamos dispostos a receber o quebrantamento que vem com ele. Essa má vontade é rejeição à luz. 



Livro: "Os Puros de Coração". (Witness Lee)

Leia a mensagem anterior: http://cristocaminhoaseguir.blogspot.com.br/2015/02/se-quisermos-ver-luz-de-deus-temos-de.html

Jesus é o Senhor!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário