07 - Se quisermos ver a luz de Deus, temos de remover tudo o que nos encobre.



PRECISAMOS REMOVER TUDO O QUE ENCOBRE A LUZ DE DEUS EM NÓS

Tudo no universo, com exceção do próprio Deus, pode ser um véu para nós. Em 1°João 1:5 diz que Deus é luz. Dessa forma, tudo o que não seja o próprio Deus pode encobrir a luz de Deus em nós. Com exceção do próprio Deus, não há nada que não seja um véu para a luz. Portanto precisamos saber que, com exceção de Deus, tudo pode tornar-se um véu para nós. Somente o próprio Deus é luz, e somente luz não encobre luz. Temos de nos lembrar que todas as outras pessoas, questões e coisas além de Deus podem encobrir a luz. Não devemos pensar que as coisas boas não vão se tornar um véu para a luz. Na verdade, o que impede que muitas pessoas vejam a luz não são as coisas más, mas muitas coisas boas. 

Por exemplo, a busca da espiritualidade é algo muito elevado. No entanto, mesmo isso pode substituir Deus e se tornar um véu que impede a luz, fazendo com que o ser interior de uma pessoa fique em trevas. Se estivermos dispostos a acalmar nosso coração e ficar tranqüilos perante Deus, logo nos daremos conta de que há muitas coisas que nos encobrem, encobrem a luz e nos impedem de ver o que é real. Quando uma pessoa não é pura, embora ame o Senhor, seu amor ainda é superficial. Ela ama o Senhor, mas ao mesmo tempo ama também seu prestígio. Não percebe que o amor por seu prestígio em vez do amor pelo Senhor torna-se um véu, impedindo que receba a luz. 
Há um ditado: "O novato vê o exterior, o experiente vê as profundezas". Um experiente vendedor de tecido pode reconhecer se um tecido é produto dos EUA ou do Japão simplesmente tocando-o, sem sequer olhar para ele. O mesmo ocorre com quem serve o Senhor; ele é experiente em "tocar" os outros. Toda vez que alguém vem até ele, sem o outro dizer nada, ele reconhece sua procedência simplesmente ao "tocá-lo".
O sentimento interior de um servo do Senhor é a parte mais sensível para "tocar" os outros. A ferramenta mais útil ao servir as pessoas é o sentimento em nosso espírito. Quando contatamos um irmão, podemos sentir que tipo de pessoa ele é, mesmo sem ter conversado muito com ele. Quando queremos falar-lhe algo, primeiro temos de pesar, medir, se ele é capaz ou não de receber nossa palavra. Se enquanto o "pesamos", sentimos que ele não será capaz de receber o que temos a dizer, então é melhor não dizer nada. 

Às vezes as pessoas vêm até mim e me pedem que lhes diga qual é seu problema, mas, por respeito, não posso dizer-lhes. Não devemos supor que os responsáveis pelas reuniões de casa ou pequenos grupos sejam muito avançados e estejam dispostos a largar tudo pelo Senhor. Na verdade, uma vez que toquemos sua respeitabilidade, talvez não consigam superar. Certa vez um irmão veio pedir-me que identificasse seu problema. Senti que seu problema era que ele se prestigiava muito, mas não podia dizer-lhe isso. Ele insistiu várias vezes, então fiz um teste para saber se ele podia receber uma palavra a esse respeito. Eu lhe disse: "Seu problema é que você nunca admite seu fracasso". Ele disse: "Como você sabe?". Eu lhe disse que, embora o conhecesse há muito tempo, nunca o ouvira dizer: "Eu errei". Se alguém foi quebrantado e disciplinado por Deus, deve estar disposto a dizer: "Estou errado, por favor, me perdoe". Mas aquele irmão respondeu: "Eu acho que não". Ele não estava disposto a perder seu prestígio. Esse é um exemplo de não conseguir ver a luz. 

Para poder ajudá-lo, mostrei-lhe um exemplo, dizendo: "Um dia você começou a fazer algo com sua esposa; era óbvio que não conseguiria concluir, mas você insistia em fazê-lo para que eu, sua esposa e outros pudéssemos ver". Ele disse: "Você entendeu tudo ao contrário. A situação não era essa". Admiti que talvez não tivesse visto a situação como era realmente. Portanto dois meses depois, quando ele veio a mim novamente e me pediu que identificasse seu problema, não pude dizer-lhe nada. Alguns são capazes de colocar o mundo inteiro de lado com exceção de sua dignidade.

O maior problema entre os jovens é a comparação. Se duas pessoas estiverem trabalhando no mesmo lugar e uma for elogiada, a outra ficará incomodada por dentro. Esse sentimento encobre a luz. Quando outros recebem elogio, temos certo sentimento; quando nós recebemos elogio, temos outro sentimento. Esses sentimentos são véus a encobrir a luz e a fazer com que nosso coração não seja puro.

Que é um coração puro? Se tenho coração puro, quando me disserem que estou errado, não terei nenhum sentimento especial; quando me disserem que estou certo, também não terei nenhum sentimento especial. Quando me elogiarem, não terei nenhum sentimento especial, e quando não me elogiarem, também não terei nenhum sentimento especial. Não desejo o elogio dos outros; antes, desejo o próprio Deus. Se quisermos muitas coisas e nossos desejos forem muito complicados, então qualquer coisa, mesmo nossa busca espiritual, pode tornar-se algo que encobre a luz. Por exemplo, alguns gostam muito de se gabar, então o gabar-se torna-se um grande problema para eles. Sem dúvida eles são muito amáveis e instruídos, mas, porque não têm luz, simplesmente gostam de se gabar. Em tudo o que fazem, têm de se gabar um pouco. Isso é um véu para eles. Se quisermos ver a luz, temos de remover tudo o que nos encobre.


Livro: "Os Puros de Coração". (Witnees Lee)

Leia a próxima mensagem: http://cristocaminhoaseguir.blogspot.com.br/2015/02/o-senhor-deseja-purificar-nosso-coracao.html 

"E este Evangelho do Reino será pregado em todo o mundo como testemunho a todas as nações, e então virá o fim (Mateus 24:14). E isto digo, conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando no início cremos" (Romanos 13:11).


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário